1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240212_stop_islandiaIslândia - Kaos en la Red - [Tradução do Diário Liberdade] Kaupthing Bank foi uma das três entidades islandesas que teve que ser intervida polo Governo da Islândia em outubro de 2008, como consequência da crise da borbulha de crédito e a queda da coroa.


A cúpula diretiva do banco islandês Kaupthing Bank, que teve que ser resgatado pelo Governo em 2008 no meio do colapso do sistema financeiro do país, incluindo o presidente e o conselheiro delegado da entidade, sentar-se-á no banco dos réus depois de ter sido acusados formalmente de fraude e manipulação pela Promotoria Especial da Islândia, no enquadramento das suas investigações sobre o colapso da banca islandesa em 2008.

Assim, Hreidar Mar Sigurdsson, antigo conselheiro delegado do banco, e Sigurdur Einarsson, que desempenhava o cargo de presidente, receberiam notificações por parte da Promotoria para que compareçam perante o tribunal no próximo mês de março, embora o julgamento, no caso de que, como se prevê, se declarem não culpados, não começará em vários meses.

Os dois banqueiros já foram detidos anteriormente, já que Sigurdsson foi preso em 2010 arguido de falsificar documentos e manipular ações, enquanto Einarsson o foi durante um breve período de tempo em 2011 em decorrência de várias operações desenvolvidas em escritórios da entidade em Londres e Reikiavik.

Além dos dois máximos representantes da entidade, também receberam chamamentos outros altos executivos e investidores, como Magnus Gudmundsson, ex-presidente de Kaupthing Luxembourg, e Ólafur Ólafsson, o segundo maior acionista da entidade.

Kaupthing Bank foi uma das três entidades islandesas que teve que ser intervida pelo Governo da Islândia em outubro de 2008, como consequência da crise da bolha de crédito e a queda da coroa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.