1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

190315 coorGrécia - Agência Brasil - A presidenta do parlamento da Grécia, Zoe Konstantopoulou, anunciou, nesta terça-feira (17), a criação de uma comissão internacional de peritos para uma auditoria da dívida pública do país, coordenada pelo cientista político belga Éric Toussaint, porta-voz do Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo.


Em entrevista coletiva, Zoe disse que a Grécia deve auditar a dívida para saber que parte da dívida foi usada para o bem comum e, portanto, é legal e deve ser paga e que parte foi mal gasta e é ilegal. Para ela, a auditoria da dívida "é um dever para com as gerações futuras, que vão ter de pagar sem terem nenhuma responsabilidade [sobre ela]".

Toussaint explicou que os créditos contraídos para pagar contratos fraudulentos são um exemplo da chamada dívida ilegal e apontou os celebrados com a multinacional alemã Siemens, depois de subornos a membros do governo socialista grego. Segundo o cientista político, a comissão de auditoria levará também em conta relatórios da Comissão dos Direitos Humanos ou do Conselho da Europa sobre as consequências dos programas de resgate em matéria de direitos humanos na Grécia.

A comissão, que começará a trabalhar em abril, apresentará o relatório no final de junho, em uma conferência internacional sobre a dívida. "É a primeira comissão de auditoria de dívida a ser formada na Europa", destacou a deputada Sofia Sakorafa, do Syriza, encarregada de comunicar à União Europeia as conclusões da comissão.

Perguntada sobre o procedimento a adotar se parte da dívida for considerada ilegal, Zoe disse que as conclusões serão postas à disposição do parlamento, do governo e da justiça, que "farão o seu dever".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.