1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

rusRússia - Voz da Rússia - Os países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) poderão criar uma corte análoga ao Tribunal Internacional de Justiça para uma investigação independente dos crimes das novas autoridades ucranianas. Essa proposta foi apresentada pelos deputados da Duma, o parlamento da Rússia.


Os deputados duvidam que o Tribunal Internacional de Haia esteja em condições de resistir às pressões dos países ocidentais liderados pelos EUA e que possa realizar uma investigação objetiva dos crimes de lesa-humanidade realizados pelas autoridades de Kiev.

A reação do establishment ocidental aos acontecimentos que ocorrem nas regiões do Leste e do Sul da Ucrânia não deixa margem para uma investigação justa e objetiva da morte de uma grande quantidade de pessoas em Odessa. Os parlamentares russos exigem igualmente um castigo justo para os culpados da morte de pessoas inocentes nas regiões do Leste e do Sul da Ucrânia.

Nessa situação a criação de um órgão alternativo de justiça internacional é vista como um passo totalmente justificável, declarou o perito em direito internacional Vladimir Yurasov: "Considerando os exemplos da Sérvia e da Albânia, a análise do conflito na Ucrânia, infelizmente e com uma grande dose de probabilidade, não será objetiva. Por isso, a própria ideia da criação de uma alternativa faz sentido. Contudo, aqui surgem muitas questões organizativas e financeiras. Se regularmos as diversas questões mais complicadas, já teremos alguma perspectiva."

O membro do comitê da Duma para os assuntos da CEI Boris Komotski propôs aos seus colegas ir um pouco mais longe e formar um órgão judicial alargado, nele incluindo parceiros da Rússia de fora da Comunidade.

Vários peritos são da mesma opinião. Assim, o redator principal do site Terra America e perito em política internacional Boris Mezhuev pensa que um bom contrapeso à corte internacional europeia poderia ser o sua equivalente formado pela Rússia e por países da Ásia e, possivelmente, da América Latina: "Em tempos nós nos aproximamos da Europa esperando que o espaço euro-atlântico seria isento de duplos critérios, mas se não o conseguimos construir aqui, então talvez noutro espaço que reúna a Rússia e os países asiáticos, e talvez também a América Latina, se possa estabelecer normas jurídicas únicas. Pelo menos em relação aos países e à sua soberania."

O perito referiu igualmente que não se deve esperar um veredito justo da Corte Europeia de Direitos Humanos e da corte penal internacional de Haia ainda porque, apesar da sua anunciada independência e imparcialidade, esses órgãos judiciais seguem na esteira da civilização euro-atlântica que nem sempre é capaz de ter uma percepção correta dos seus vizinhos orientais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.