1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

eleiçoescisjordániaPalestina - RFI - Sem surpresas, resultados parciais indicam que o movimento Fatah, do presidente palestino, Mahmoud Abbas, ganhou as eleições municipais parciais na Cisjordânia, realizadas no sábado. Foram as primeiras eleições na região desde o pleito legislativo de 2006, vencido pelos radicais do Hamas, grupo islâmico que comanda a Faixa de Gaza.


As eleições na Cisjordânia aconteceram em apenas 93 dos 353 municípios, por falta de candidatos. Com o boicote do Hamas, majoritário no Conselho Legislativo (Parlamento), a competição ficou restrita aos candidatos do partido Fatah, do presidente Mahmud Abas, os independentes e os membros das diferentes formações de esquerda como a Frente Popular de Libertação da Palestina e a Frente Democrática de Libertação da Palestina.

Segundo resultados preliminares divulgados na noite de domingo, as chapas “Crescimento e Independência”, apoiadas pelo Fatah, obtiveram cerca de 440 dos 1051 cargos em disputa.

Em Hebron, no norte, o Fatah consegiu 10 das 15 cadeiras em jogo. Mas em Nablus, ao norte, perdeu para a chapa dissidente: ficou com cinco assentos e a oposição ganhou 10. Os resultados definitivos devem ser anunciados em 48h.

Poucas horas após o fechamento dos colégios eleitores no sábado, o Fatah já festejava uma grande vitória na Cisjordânia, em comunicado. Para o grupo, o resultado é um sinal de que a população rejeita a política do Hamas. A taxa de participação foi de 54%.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.