1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

240912 rajois bebendoEstado espanhol - Diário Liberdade - Enquanto os empregados públicos que servem as referições nos aviões denunciam que lhes reduziram o salário, o chefe do governo espanhol comeu presunto ibérico de 190 euros/quilo e licores no valor de 900 euros.


As viagens internacionais de avião do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, são mais uma mostra da interpretação da austeridade realizada pela direita governante: "extra de whisky e vinho nos Falcon e Airbus" é a palavra de ordem para os responsáveis militares pelas viagens, segundo revela nesta semana uma revista espanhola, que detalha como os cortes ficam fora dos voos VIP para autoridades políticas.

Só como significativa mostra, o Ministério espanhol da Defesa assume o pagamento de faturas de licores no valor de 1.000 euros por voo, bem como presunto ibérico de alta qualidade no valor de 190 euros por quilo.

Assim, no passado dia 10 de junho, quando o ministro da Economia, Luis de Guindos, anunciou que o Reino de Espanha pediria o resgate da banca, o presidente do Governo embarcava num Falcon 900 com destino a Gdansk (Polônia), para assistir ao primeiro jogo de futebol da seleção espanhola na Taça da Europa de seleções de futebol, acompanhado por cinco colaboradores. Agora filtrou-se que entre todos jantaram lombinhos de porco, rodovalho, sete garrafas de vinho e dez cervejas. A fatura de dita jantar ascendeu a mil euros.

No ano passado, os dirigentes políticos espanhóis gastaram 342.693 euros em refeições VIP durante as suas deslocações aéreas. Neste ano, até junho, as despesas atingiram o valor de 128.402 euros.

O whisky relaxa...

Pelos vistos, Rajoi relaxa imensom quando toma um whisky durante os seus voos, "porque não gosta muito de viajar de avião". Por este motivo, sempre que planifica-se um voo inclui-se "extra de whisky e de vinho" a bordo. Quer dizer, é quase por motivos de saúde... quase.

Para um voo anterior a Los Cabos, México, com motivo de uma cimeira do G-20, o Exército espanhol comprou 46 garrafas de vinho, das quais se consumiram 24. Entre os licores que se beberam durante a viagem: duas garrafas de Cardhu, duas de Johny Walker, uma de vodka, três de rum Brugal e duas de genebra Beefeater. O preço dos licores, "900 euros". No voo, viajaram junto a Rajoi a sua mulher, Elvira Fernández, e mais trinta membros do Governo espanhol do PP.

O pessoal servidor público encarregado de servir o cáterin nos aviões oficiais lamenta que se lhes tenha cortado o salário e retirado a paga de Natal, enquanto se compram enchidos no valor de 3.427 euros, com verbas como presunto de bolota de 190 euros por quilo.

Primeiro-ministro finlandês viaja em voos regulares

Diante deste panorama, nom admira que os meios de comunicaçom espanhóis tenham informado com surpresa do modo como se desloca nas suas viagens oficiais o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen.

Em recente visita a Rajoi em Madrid, Katainen viajou, como costuma fazer, em voo regular e com escalas. Unicamente quando nom tem ligaçons possíveis para chegar às reunions oficiais é que recorre ao avião disponibilizado pelo Estado. Da mesma forma, em viagens no interior da Finlándia, costuma utilizar o transporte público.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.