1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240115 spainEstado espanhol - Prensa Latina - O governo espanhol autorizou hoje negociar a solicitação dos Estados Unidos para converter a base de Morón, Andaluzia, em sede permanente das forças de mobilização rápida norte-americanas para África.


A vice-presidenta, Soraya Sáenz, disse em coletiva de imprensa ao concluir a reunião semanal do Conselho de Ministros que a instalação continuará sendo compartilhada por militares estadunidenses e espanhóis.

As negociações para modificar o convênio bilateral de Defesa estará a cargo dos ministérios de Assuntos Exteriores e de Defesa, segundo explicou Sáenz.

Atualmente, os Estados Unidos utilizam a base mediante um acordo que vence em abril e o qual lhe permite mobilizar de forma temporária 850 militares ou até 1.100 durante substituições.

A decisão de hoje converterá a base aérea de Morón, 56 quilômetros ao sudeste da cidade de Sevilla, em sede permanente da força militar estadunidense para a África, possibilidade criticada por partidos políticos de oposição.

Segundo notas anteriores, a solicitação foi apresentada pelo secretário de Defesa, Chuck Hagel, em dezembro passado e depois da negociação a modificação ficará estabelecida em um Protocolo de Emenda ao convênio bilateral de 1988.

Em 2002, uma emenda permitiu a atividade dos serviços de inteligência estadunidenses e em 2012 outra autorizou a instalação na base de Rota, também em Andaluzia, de quatro destróieres do escudo antimísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A Força Especial Terra-Ar de Resposta de Crise do Corpo de Marinheiros instalou-se em Morón em 2013, com autorização por um ano, prorrogada em 2014 por mais 12 meses.

Naquela ocasião foi autorizada a elevação do número de soldados estadunidenses, de 500 para 850, podendo chegar a 1.100 durante as substituições, e também foi aumentado de seis para 12 a quantidade de aviões de decolagem vertical MV-22 Osprey destinados a essa instalação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.