1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

141014 quimSíria - Vermelho - O Estado Islâmico (EI) usou armas químicas, fabricadas em laboratórios norte-americanos, em numerosos ataques na Síria, denunciou nesta terça-feira (14) o jornalista e veterano de guerra Gordon Duff.


Em uma entrevista para a emissora Press TV, o editor do portal noticioso Veterans Today afirmou que o EI usou esses produtos na norte cidade síria de Ain Al Arab, onde ocorrem violentos combates entre os milicianos curdos e a organização terrorista.

As armas químicas são fabricadas em centros especializados que Washington possui em Tbilisi, Geórgia, e transportadas através de países aliados da região para chegar até a Síria, assegurou.

Duff criticou o silêncio das potências ocidentais diante desse fato e assegurou que ao menos em três ocasiões os fundamentalistas as utilizaram neste país levantino.

"Sabemos que essa formação radical islâmica pode elaborar armas químicas em fábricas nas instalações da cidade de Mosul, no norte do Iraque, que se encontra sob seu controle", destacou.

A Press TV destaca que muitas imagens dos combates em Ain Al Arab, chamada de Kobane pelos curdos, mostram corpos dos milicianos locais com queimaduras e manchas, mas sem lesões visíveis nem hemorragias.

Antes, ativistas curdos já tinham denunciado que o EI lançou esses produtos nocivos em uma aldeia próxima à localidade, durante sua ofensiva para capturar o território, próximo à fronteira com a Turquia.

Em reiteradas ocasiões o governo de Damasco acusou os grupos extremistas armados de usar essas armas contra a população civil.

Dias atrás, a chancelaria acusou os Estados Unidos e seus aliados de impulsionar uma tendenciosa campanha sobre o suposto uso de armas químicas pelas autoridades sírias para assim justificar uma agressão militar.

A ofensiva contra nosso país incluiu falsas denúncias que não se baseiam em fatos reais, disse um comunicado do Ministério de Relações Exteriores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.