1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

030514 helicopterosUcrânia - Prensa Latina - Três helicópteros derrubados, um morto e vários feridos, entre eles um piloto prisioneiro em estado grave, foi o saldo hoje do reinicio da ofensiva ordenada pelos governantes ucranianos contra Slaviansk.


Os milicianos populares reportaram um morto e vários feridos durante os ataques do Exército, forças do Ministério de Interior e da Guarda Nacional conformada por elementos neonazis do bloco Setor Direito e Autodefesa de Maidán.

Arsén Avákov, ministro de Interior destituído ontem da liderança da operação denominada "antiterrorista" pelos governantes de Kiev, informou que foram ocupados nove postos de controle dos milicianos partidários da federalização do país.

Tropas governamentais apertaram o cerco sobre a cidade, escreveu Avákov em sua conta de Facebook, ao mesmo tempo em que admitiu a resistência dos milicianos populares apoiados pela população que está contra os governantes de Kiev.

"Os terroristas dispararam contra unidades especiais com armas pesadas, incluído lança-granadas e lança-mísseis portáteis. Um piloto morreu e também há feridos", detalhou o ministro do Governo imposto depois de derrocado o presidente Víktor Yanukóvich.

Advertiu o titular que na área de operações será suspenso em breve o trânsito ferroviário e o transporte por rodovia.

Ontem, os federalistas ocuparam a Promotoria da região de Donetsk, na cidade do mesmo nome, depois de enfrentar policiais e elementos do bloco Setor Direito, com saldo de 26 feridos, dos quais 24 receberam assistência médica no lugar dos acontecimentos.

Representantes da autoproclamada República Popular de Donetsk reiteraram a disposição de trocar três oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia capturados recentemente por ativistas que as forças leais a Kiev detiveram e mantêm presos.

No entanto, a incapacidade dos atuais governantes ucranianos para impor pela força sua política ao resto do país voltou a se evidenciar quando o autoproclamado presidente Alexander Turchínov decretou o serviço militar obrigatório.

Turchínov assinou um decreto estabelecendo que todos os cidadãos aptos estão obrigados a servir nas forças armadas. No meio da crescente crise nacional que surge depois do golpe de Estado de 22 de fevereiro, o mandatário provisório ordenou que o Governo determinasse o número de ucranianos que cumprem os requisitos e avaliasse os custos dessa operação.

De acordo com o texto, para melhorar a capacidade militar do Estado, os cidadãos masculinos maiores de 18 anos de idade livres de problemas de saúde terão que se alistar nas Forças Armadas e em outros grupos militares do país.

A norma prevê convocar aqueles que têm educação superior e já concluíram o programa completo de preparação militar para oficiais da reserva.

O chefe de estado informou que o Exército está em alerta máxima.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.