1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

israel-palestine259985Palestina - Vermelho - Na quinta-feira (24), após uma reunião de 6h, o Gabinete de Segurança de Israel decidiu suspender definitivamente as negociações de paz com os palestinos e cumprir as ameaças de sanções econômicas à Autoridade Palestina.


Trata-se de uma resposta oficial à reconciliação entre os partidos políticos Hamas, de orientação islâmica, que governa a Faixa de Gaza, e Fatah, que está à frente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no governo da Cisjordânia.

No início da semana já fora anunciado o cancelamento, por parte do governo israelense, de uma reunião marcada para a terça-feira (23), entre a sua delegação diplomática e a da Autoridade Palestina. O encontro previa a retomada das negociações, que tem como prazo final o dia 29 de abril.

A decisão sobre a suspensão definitiva das negociações (mesmo após a Autoridade Palestina divulgar suas condições para a extensão das conversações e demonstrar disposição para renovar o processo de diálogos com Israel) foi unânime, segundo um comunicado emitido pelo escritório do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

De acordo com informações do Jerusalem Post, ao ser questionado sobre o conteúdo dos relatórios que resultaram em tal decisão, o porta-voz do governo de Netanyahu se recusou a comentar o assunto.

Reconciliação

Os dois partidos palestinos romperam relações há sete anos, quando diversas facções políticas travaram confrontos, após as eleições de 2006. O rompimento foi intensificado pelo bloqueio militar que Israel impôs à Faixa de Gaza.

Nesse período, houve diversas tentativas frustradas de conciliação, culminando com o último acordo, que prevê a formação de um governo de unidade nacional nas próximas cinco semanas e a realização de eleições nacionais seis meses depois.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.