1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

hamas fatahPalestina - Prensa Latina - Al Fatah, o mais numeroso movimento palestino, e o Hamas, que governa na Faixa de Gaza anunciaram hoje uma nova rodada de negociações para atingir um acordo de reconciliação, disseram meios autorizados de ambas entidades.


Às conversas deste domingo seguirá uma nova rodada de negociações hoje, anunciaram em uníssono o porta-voz da presidência palestina Nabil Shaath e Khalil al Hayya, da direção de Hamas.

Shaath declarou que o caminho para a independência e a liberdade ainda é longo, precisa de muito trabalho e passa pela reconciliação e qualificou de exitoso o encontro entre o primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh, e uma delegação do Al Fatah.

É impossível que haja um Estado palestino independente sem Gaza, acrescentou.

Dias atrás, o Hamas permitiu a visita a Gaza de membros do Conselho Nacional Palestino (parlamento) e no ano passado apoiou a elaboração das listas de eleitores para as eleições legislativas e presidenciais planejadas em Gaza e na Cisjordânia.

Ambas entidades se enfrentam desde que o Hamas ganhou as eleições legislativas em 2006 e tomou controle da faixa e vários esforços para conciliar posições fracassaram, o mais recente em novembro de 2012, no meio da agressão armada israelense contra Gaza.

No entanto, em janeiro, o líder no exílio do Hamas, Khaled Meshaal, sustentou uma conversa telefônica com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na qual lhe expressou a confiança em sua defesa dos direitos palestinos nas negociações de paz com Israel, agora congeladas.

Abbas confiou naquela ocasião a seu interlocutor que "já sei que dizer e fazer se as conversas (com Israel) fracassarem", conforme os comunicados à imprensa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.