1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010413 Irunea-1295Aberri EgunaEuskal Herria - ASEH - Milhares de pessoas participaram, em Pamplona, na manifestação organizada pela rede Independentistak. Faixas e cartazes recordaram a morte do preso político basco Xabier López Peña.


A manifestação organizada pela rede Independentistak para este Dia da Pátria Basca começou com a evocação a Xabier López Peña. Faixas e cartazes denunciavam a morte do preso político basco numa marcha repleta de cor, com bandeiras bascas, bandeiras de Navarra e da Catalunha. 

Representantes dos quatro partidos políticos que compõem a coligação EH Bildu efectuaram declarações antes do início da manifestação: Asier Vega (Alternatiba) e Pello Urizar (secretário-geral do EA) sublinharam que a independência é uma «necessidade» para o País Basco; Pernando Barrena (Sortu) afirmou que a morte de López Peña na prisão resulta do facto de os estados «prolongaremsine die» a resolução do conflito; Xabier Lasa (porta-voz do Aralar) referiu-se à moção de censura que vão apresentar na sexta-feira que vem no Parlamento de Navarra contra Yolanda Barcina.

A manifestação, acompanhada por um importante dispositivo policial, terminou com um acto político no Passeio de Sarasate, onde Garbiñe Bueno, representante da rede Independentistak, destacou, num discurso proferido em basco e em castelhano, que sem Estado próprio não há saída para a crise. 

Bueno referiu que «a falta de soberania» os deixa nas «mãos dos governos de Espanha e França e a sustentar uma casta política servil, inepta e corrupta»; «a independência é necessária», realçou. 

Depois de afirmar que ninguém os vai parar no caminho para as suas liberdades, e que não vão deixar que «ninguém destrua» as suas «esperanças de paz e liberdade», nem a sua economia e o seu futuro, afirmou que é «muito mais viável construir uma democracia avançada e com um elevado grau de justiça social num Estado basco que dentro de Espanha ou de França».

Neste sentido, disse que a independência já não é apenas uma coisa de abertzales, mas «um projecto social com uma base plural, do povo e para o povo, e aberto a todos aqueles que quiserem um lugar digno, livre e em paz».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.