1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

cartoon de Kamarulazuan Wanzs 95 ani da Dec Balfour

Palestina - GAP -  


Durante as últimas semanas, diplomatas britânicos disseram andar a fazer tudo para desencorajar o pedido palestino para obter o estatuto de «estado observador» no seio da Assembleia Geral das Nações Unidas. Se isto é a posição oficial britânica, então é repreensível ainda que não nos surpreenda. 
Passaram noventa e cinco anos, desde o dia 2 de Novembro de 1917, em que se assinala o início do imperialismo britânico na Palestina, quando o Senhor Balfour, então o secretário estrangeiro britânico e anterior primeiro-ministro, enviou uma carta ao Barão de Rothschild, um dos dirigentes do movimento Sionista. Esta carta ficou conhecida como a «Declaração Balfour».
Nessa carta, Balfour promete o apoio britânico ao programa Sionista de estabelecer uma “casa nacional para o povo Judeu” na Palestina. Este compromisso de apoio foi feito sem consultar os habitantes indígenas cristãos e muçulmanos da Palestina, o povo palestino. E foi feito antes das tropas britânicas terem conquistado a terra.

Balfour, em nome da Grã-Bretanha, prometeu a Palestina – sobre a qual a Grã- Bretanha não tinha nenhum direito legal – a pessoas que nem viviam ali (da muito pequena comunidade de judeus palestinos em 1917,  poucos eram Sionistas). E fê-lo com as piores das intenções: para desencorajar a imigração judaica para Grã-Bretanha. Não admira que o Lorde Montagu, o único membro judeu do gabinete, se opusesse à Declaração.  
Mesmo assim, apenas dois anos antes, a Grã-Bretanha se tinha comprometido em ajudar a nação Árabe em alcançar a sua independência do Império Otomano. Combatentes árabes por toda a região, incluindo milhares de palestinos, lutaram pela sua liberdade, deixando que a Grã-Bretanha estabelecesse o seu mandato na Palestina. 

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.