1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

curaçaoHolanda - Pátria Latina - O novo partido dirigente do Curaçao, Povo Soberano, promoverá um referendo para decidir a independência desta ilha caribenha da Holanda, segundo anunciou neste sábado (20) o líder dessa organização política, Helmin Wiels.


Depois de conhecer que Povo Soberano obteve uma maioria de votos (22,7 por cento do total) entre os oito partidos em disputa, Wiels assegurou que uma consulta popular para decidir o fim dos vínculos políticos com a Holanda centrará a partir de agora o debate político no país.

"O povo deve ter a oportunidade de eleger, em um referendo, e acho que o momento é o correto. Estes resultados manifestam que a consciência para a independência e a autonomia têm crescido", afirmou.

Em 2009 esta ilha celebrou um referendo, em que 52 por cento da população voto pela autonomia em relação à Holanda.

As eleições da véspera, onde 230 candidatos se disputaram os 21 assentos do Parlamento, decorreram em um ambiente geral de acalma e com ampla participação cidadã, segundo o diário Curazao Chronicle.

Para a jornada de eleições, da que sairá ademais o novo premiê, estiveram chamados a votar mais de 115 mil pessoas.

Nesta nação, o sistema é democrático parlamentar, no que a coroa holandesa é a principal fonte de autoridade, seguida do premiê, o Parlamento e o Conselho de Ministros.

Os sufrágios, programados inicialmente para 2014, tiveram de ser adiantados para ontem depois que o ex premiê Gerrit Schotte dissolveu o Parlamento, depois de perder a maioria pela saída da coalizão governamental de dois legisladores.

Schotte, líder do Movimento Futuro Curazao, que governa desde 2010, foi destituído a fins de setembro e substituído por um governo interino encabeçado por Stanley Betrain.

Para o ex premiê, o sucedido foi um golpe de Estado em seu contra dirigido desde a Holanda.

Curaçao é considerada como a maior ilha turística autônoma das antigas Antillas Holandesas e está situada no sul do mar do Caribe, a 56 quilômetros da costa ocidental da Venezuela.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.