1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

210912 paisoscatalansbandeirasPaísos Cataláns - VilaWeb - [Tradução do Diário Liberdade] O presidente da Generalitat, Artur Mas, disse que a partir da semana que vem ter-se-ão de tomar decisões, que se terão de debater no parlamento entre os diferentes grupos parlamentares. A incógnita é quais serão estas decisões. O presidente diz que em qualquer caso terão de ser decisões democráticas e maioritárias e no quadro da União Européia e do euro.


Fica aberta a possibilidade na terça-feira que vem, quando começa o debate de política geral no Parlamento, do anúncio de eleições adiantadas com caráter plebiscitário; Esquerra Republicana de Catalunya (ERC, social-democratas nacionalistas) quereria que se fizessem com caráter constituinte, com uma união de programa e de proposta das formações que defendem a independência. Na suposição de um avanço eleitoral, Convergència i Unió (Partido neoliberal do governo atualmente) não se propõe de antemão uma candidatura unitária, e sim uma possível soma posterior de deputados independentistes no 'Parlament'. Em qualquer caso, a primeira opção de ERC é a convocatória de um referendo de independência.

No caso de Solidariedade (neoliberais independentistas), esta formação pede que se constitua um governo de unidade, sem necessidade de passar por umas eleições, e que se convoque também um referendo sobre a independência.

O roteiro da Assemblea Nacional Catalana (ANC)

A Assembleia Nacional Catalã (ANC, movimento social pela independência) aprovou no mês de março passado um roteiro para a independência. Hoje esta entidade manifestou que daria apoio ao Presidente da Generalitat se apostava por esse caminho para a independência.

O roteiro da ANC propunha que em meados de 2013 se fizessem consultas a tantos municípios como fosse possível (hoje há 537 aderidos à Associação de Municípios pela Independência) sobre a independência, num mesmo dia; e que paralelamente os partidos parlamentares fossem incorporando aos seus programas o objetivo da independência e que promovessem ações como a insubmissão fiscal.

A sucessão de factos das últimas semanas, sobretudo na sequência da grande manifestação da Festa Nacional, acelerou o processo, e colocou-o num momento diferente, com o  Governo obrigado provavelmente a umas eleições antecipadas. Em qualquer caso, num contexto em que o Governo espanhol se negasse a negociar as condições de separação, a ANC já previa esta mesma possibilidade, a convocatória de eleições. E depois, quê? A ANC diz isto:

Referendo

Os partidos que se ajustem proporão a convocatória de um plebiscito nacional depois das eleições.

Esse referendo nacional ter-se-ia de fazer, se possível, a 11 de Setembro de 2014 [Dia Nacional da Catalunha], como data simbólica. E para se considerar válido teria de ter um resultado favorável superior a 55% dos votants.

Se o Estado espanhol impedir o referendo, o Parlamento da Catalunha proclamará a independência unilateralmente.

Se esta opção também não fosse possível, por um impedimento físico do Estado espanhol, os deputados catalães do Parlamento, do Congresso, do Senado e do Parlamento Europeu, reunir-se-iam numa cidade europeia e fariam a declaração unilateral de independência.

Nos casos em que se prevê o impedimento de um plebiscito pelo Governo espanhol, o roteiro propõe seguir, como complementares à ação dos cargos eleitos, os procedimentos estabelecidos pela Agência do Censo Nacional do Povo Catalão. A Agência abriu um censo em que se podem inscrever voluntariamente todos quem se considerarem membros da Nação Catalã. O censo tem de servir para votar sobre a independência 'o povo catalão' e não 'a população' da Catalunha, com a finalidade de legitimar um quadro democrático nacional e de preparar um plebiscito organizado pelo povo catalão, com observadores internacionais que fariam de mediadores internacionais.

O ANC insiste que 'fará falta prever todas as saídas das muitas situações diferentes que se possam apresentar'. Em todo o caso, prevê que, se ganhar o sim no referendo de autodeterminação, redigir-se-á uma constituição catalã que se submeterá a referendo e negociar-se-ão com o Governo espanhol os termos da secessão.

Fase posterior

A fase definitiva será a obtenção da completa unidade nacional, se assim o acordam o resto de parlamentos, na forma de união federativa que os povos da Nação Catalã decidirem.

Foto: VilaWeb


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.