1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

sionistasDiário Liberdade - O grupo israelense de defesa dos direitos humanos B'Tselem divulgou vídeos, nos quais um grupo de colonos sionistas abrem fogo contra palestinos, com soldados israelenses assistindo, junto ao colonato Yitzhar, numa cidade nas redondezas de Nablus.


O incidente foi filmado no sábado (19) à tarde por palestinos que trabalham como voluntários para a B'Tselem, em Asira al-Qibliya, uma pequena cidade a 14 quilômetros de Nablus.

Segundo o relato da B'Tselem, por volta das 16h30 de sábado, um grupo de colonos sionistas, "alguns armados", aproximaram-se da zona onde vivem os palestinos, junto ao colonato Yitzhar, e atiraram pedras e abriram fogo. Depois acorreram ao local mais palestinos, que tentaram responder ao ataque com pedras, e então apareceram os soldados e os policiais de fronteira.

No comunicado da B'Tselem é referido que "o vídeo levanta graves suspeitas de que os soldados que estavam presentes não agiram para impedir os colonos de atirarem pedras e de dispararem sobre os palestinos". Além disso, "os soldados não tentaram afastar os colonos e, de fato, vê-se que estão ao lado dos colonos enquanto eles disparam e atiram pedras", acrescenta a organização de defesa dos direitos humanos.

Uma palestina de 24 anos ficou ferida na cabeça e foi transportada por um grupo de jovens para um hospital em Nablus. Outros cinco palestinos foram feridos por pedras arremessadas. A mesma organização adiantou que já apresentou queixa à polícia da Cisjordânia e pediu à Unidade de Investigação de Polícia Militar israelita que abrisse um inquérito por "os soldados não terem cumprido a sua obrigação de proteger os palestinianos dos atos de violência dos colonos".

Os vídeos foram divulgados no Youtube (aqui, aqui e aqui).

 

Com informações de Esquerda


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.