1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

northkoreaCoreia do Norte - Opera Mundi - A Coreia do Norte rejeitou a condenação do Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas) a seu recente lançamento de um foguete e também anunciou oficialmente a ruptura do acordo assinado em fevereiro com os Estados Unidos.


"Rejeitamos taxativamente o proceder injusto do Conselho de Segurança da ONU, que tenta pisotear o legítimo direito da República Popular Democrática da Coreia de lançar satélites", aponta o comunicado da Chancelaria norte-coreana divulgado pela agência estatal KCNA.

O documento, que defende as intenções pacíficas do lançamento do foguete (pôr em órbita um satélite de observação terrestre, segundo o governo), denuncia o abuso de poder dos EUA como membro permanente do Conselho de Segurança.

A Coreia do Norte acusa o Conselho de violar "o direito do Estado soberano ao lançamento de satélites com fins pacíficos" mediante a declaração de condenação emitida na segunda-feira (16) pelo organismo internacional, que ainda reforçará as sanções que atualmente impõe ao país.

Além disso, o governo de Kim Jong Un decreta cancelado o acordo – que já fora declarado nulo na semana passada – assinado em fevereiro com os EUA, pelo qual se comprometia a uma moratória em seu programa nuclear e de mísseis para receber de Washington 240 mil toneladas de ajuda alimentícia.

Pyongyang insiste que o país manterá seu programa espacial, o qual constitui "um direito independente que está acima da resolução do Conselho de Segurança da ONU", diz o texto.

Segundo insiste a Coreia do Norte no documento, os EUA boicotam suas iniciativas espaciais em favor dos "interesses dos países que tentam monopolizar tecnologias sofisticadas como a de lançamento de satélites".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.