1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010130150702 solar wind 2Inovação Tecnológica - Vento solar poderá impulsionar espaçonaves sem motores.


Vela solar

Pesquisadores finlandeses estão aprimorando há alguns anos um novo conceito de uma vela solar baseada em um canhão de elétrons para mover espaçonaves.

A ideia está ganhando corpo, e já conta com financiamento da União Europeia para a construção de um protótipo da vela solar-elétricacom vistas à futura mineração espacial.

Agora a equipe afirma que a propulsão solar pode tornar viáveis as viagens tripuladas de ida e volta a Marte.

Mineração de água no espaço

A ideia é similar à lançada recentemente pelo pesquisador Joel Sercel, que apresentou um projeto de mineração óptica para capturar água no espaço.

Os pesquisadores finlandeses querem substituir a óptica anidólica de Sercel por sua vela solar-elétrica, que geraria energia para aquecer um asteroide rico em água devidamente ensacado.

Quando o coletor de água estiver cheio, ele pode ser transportado - impulsionado pela mesma ou por uma outra vela solar-elétrica - para a órbita de Marte ou da Lua, onde a água será quebrada em hidrogênio e oxigênio e esses gases liquefeitos.

Exploração de Marte

O hidrogênio e o oxigênio poderão então ser usados para impulsionar naves tripuladas viajando entre a Terra e Marte, se necessário com a criação de postos de abastecimentos espaciais no meio do trajeto, barateando muito o custo de lançamento das naves, que não precisarão levar tanto combustível.

"Durante a viagem, a água extraída do asteroide também poderia ser usada como proteção contra radiação do módulo tripulado, para reduzir a massa de lançamento ainda mais. Com um propelente barato disponível na órbita de Marte, há também a opção de aterragens totalmente propelidas em Marte, o que elimina a necessidade de um grande e caro escudo térmico," afirmou a equipe.

Bibliografia:

EMMI-Electric solar wind sail facilitated Manned Mars Initiative
Pekka Janhunen, Sini Merikallio, Mark Paton
Acta Astronautica
Vol.: 113, 22-28, 2015
DOI: 10.1016/j.actaastro.2015.03.029


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.