1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

101013 balsaBrasil - Psilone (Y) - Esse longa de animação israelense foi seleção oficial de Cannes, ganhou o Globo de Ouro de 2008 e foi indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro do mesmo ano, perdendo para Okubirito (japonês sem sal e sem gosto). Conhecendo a academia que julga os filmes e assistindo Valsa com Bashir, é fácil saber que era o melhor filme estrangeiro de 2008, e que perdeu por questões políticas.


Muitos classificaram o filme como sendo um documentário de animação, pois é inteiramente baseado em entrevistas e depoimentos de combatentes da Guerra do Líbano (1982), dos massacres de Chatila e Sabra. No entanto, a força da animação está exatamente na universalidade do tema e na radical oposição à guerra por parte do diretor e personagem principal Ari Folman, que tinha 19 anos quando enfrentou os horrores da guerra, soldado que era do exército israelense. O que faz deste longa de animação muito mais do que um documentário, já é um clássico do segmento. A trilha sonora merece um prêmio à parte.

O diretor, em diversas entrevistas, afirma que não há nada de glamour na guerra. Que o filme retrata exatamente as marcas eternas que ela deixa na história e na mente, não apenas dos perdedores, mas dos soldados vencedores também. Enquanto os senhores da guerra riem dividindo os territórios e os mercados. FODÁSTICO!

Baixe aqui o filme completo


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.