1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)


Ciência hoje - 210912 khoisanInvestigadores identificaram os seis genes-chave para o desenvolvimento do crânio e do cérebro


O genoma de 220 pessoas de 11 populações subsarianas, o maior estudo africano realizado até agora, confirma que os Khoisan (nome unificado de dois grupos étnicos do sul de África) ou bosquímanos são descendentes em linha directa dos primeiros humanos modernos, que evoluíram no sul do continente africano há mais de 100 mil anos.

Já se sabia que esta era a população com a maior diversidade genética do mundo. Mas este estudo identifica os seis genes-chave para o desenvolvimento do crânio e do cérebro, que foram objecto de selecção 'darwiniana' naquela época e que, provavelmente, criaram a anatomia humana moderna num prazo relativamente curto. Outros fenómenos genéticos posteriores, subjacentes às adaptações da população ao seu ambiente, definiram a potência muscular, a protecção contra os raios ultravioleta e a resposta imunológica contra infecções. Os resultados estão publicados na «Science».

As línguas que falam estes povos, línguas khoisan, caracterizam-se pelo uso de cliques como fonemas. O primeiro investigador a propor que os Khoisan representavam a população mais antiga da humanidade foi precisamente um linguista – Joseph Greenberg –, da Universidade de Stanford. Nos anos 70 do século XX, sugeriu que as línguas dos 'cliques', faladas por pequenas populações espalhadas pelo sul e este de África, formavam na verdade uma só família linguística – o khoisan.

Mas foram a genética e a arqueologia mais recente que resgataram a hipótese de Greenberg, que depressa caiu no esquecimento. O linguista e antropólogo morreu em 2001, antes das suas teorias serem largamente aceites.

Este trabalho multidisciplinar contou com a colaboração de biólogos evolutivos, antropólogos, neurocientistas e geneticistas, coordenados por Himla Soodyall, da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo (África do Sul), e Mattias Jakobsson, da Universidade de Uppsala, Suécia.
"Os Khoisan têm algo de especial a acrescentar ao mundo tanto genética como cultural e eticamente", defende Jakobbson. "A importância do nosso estudo é que põe o património e a herança khoisan na História. Fornece também o 'pano de fundo' para futuros estudos genéticos".

"A divergência mais profunda no seio da humanidade ocorreu há 100 mil anos", explica a Carina Schlebusch, investigadora de pós-doutoramento em Uppsala, referindo-se à separação genética entre os Khoisan e os restantes povoadores do planeta.

Quando duas populações estão separadas há pouco tempo, como, por exemplo, as do Próximo Oriente e as do Mediterrâneo ocidental, os seus genomas são muito parecidos, ou seja, mostram um escassa divergência.

Quanto maior é a divergência, maior é a antiguidade da separação. Com dados deste tipo, os geneticistas conseguiram construir um mapa muito detalhado da história das migrações humanas. A maior divergência, ou seja, a separação mais antiga é a que se dá entre os Khoisan e as outras populações.

Os investigadores focaram-se sobre os genes que sofreram um processo de selecção evolutiva há mais de 100 mil anos, antes que este grupo começasse a divergir.

Foram encontradas seis variantes genéticas sujeitas a uma forte pressão evolutiva na época, "e que agora são património universal da humanidade. Podem ser os genes que fizeram evoluir a espécie humana desde o hominídeo mais primitivo, pensam os autores".

Os Khoisan têm sido, nos últimos séculos, vítimas de extermínio intenso. O grupo mais abundante, na actualidade, encontra-se no sul de África, e conta com 250 mil falantes da língua dos 'cliques'.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.