1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Jimmy Carter Library and Museum 99Estados Unidos - Opera Mundi - Ato simbólico sucedeu a iminência de um conflito nuclear entre as duas superpotências.


No dia 30 de agosto de 1963, dois meses após a assinatura de um acordo, entra em ação uma “linha vermelha” entre Moscou e Washington. Isso pressupunha auxiliar a comunicação entre os governos das duas superpotências de tal sorte que uma guerra acidental pudesse ser prevenida.

Em junho de 1963, representantes dos Estados Unidos e da União Soviética já tinham concordado em estabelecer a assim chamada “linha vermelha”. O acordo ocorreu exatamente poucos meses depois da Crise dos Mísseis Cubanos de outubro de 1962, quando os dois países estiveram à beira de um conflito nuclear. Esperava-se que comunicações mais velozes e seguras entre as duas potências nucleares impedissem tais crises no futuro. Teletipos de fabricação norte-americana foram instalados no Kremlin para receber mensagens de Washington. O mesmo ocorreu no Pentágono.

[Na imagem, o telefone com ligação direta para o Kremlin que ficava na mesa do presidente norte-americano Jimmy Carter]

Ambas as nações compartilharam mecanismos criptografados de maneira a poder decifrar as mensagens. Mensagens de uma nação a outra poderiam levar apenas uns poucos minutos, embora tivessem de ser traduzidas. As mensagens seriam transmitidas através de um extenso cabo de conexão de aproximadamente 16 mil quilômetros, com "misturadores de frequência" ao longo do caminho para garantir que as mensagens não fossem interceptadas e lidas por pessoal não autorizado.

Em 30 de agosto de 1963, os Estados Unidos enviaram sua primeira mensagem pela “linha vermelha”: “A ligeira raposa marrom saltou sobre as costas do preguiçoso cão  1234567890." A mensagem usava letras e números chaves na máquina de teletipo de modo a verificar se estavam funcionando regularmente. A mensagem em resposta foi em russo, porém indicava que todas as chaves do teletipo soviético estavam também funcionando adequadamente.

A “linha vermelha” na verdade nunca foi absolutamente necessária para prevenir uma eventual guerra entre os Estados Unidos e a União Soviética, no entanto proporcionou interessantes argumentos para filmes que tratavam de desastres nucleares, como Limite de Segurança (1964), de Sidney Lumet, e Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick. Sua importância à época foi fundamentalmente simbólica.

As duas superpotências, que estiveram tão perto de uma hecatombe nuclear em outubro de 1962, reconheceram claramente os perigos de uma falha de comunicação ou simplesmente de nenhuma comunicação no mundo moderno.

Embora a Guerra Fria tenha terminado, a “linha vermelha” continua em operação agora entre Rússia e Estados Unidos. Em 1999 foi suplementada por uma segura conexão telefônica direta entre os dois governos.

Também nesse dia:

30 a.C. - Rainha do Egito Cleópatra tira a própria vida

1918 - Lenin sobrevive a atentado em Moscou

1914 - Crucial derrota russa em Tannenberg para o exército prussiano

1923 - No auge da estratosférica inflação alemã, um dólar é trocado por 10 milhões de marcos 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.