1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121124 aeroportoFrança - RFI - O contestado projeto do aeroporto internacional de Nantes, no oeste da França, continua provocando manifestações violentas. Uma semana após um protesto que reuniu mais de 13 mil pessoas, um grupo de opositores à construção enfrentou novamente a polícia nesse sábado. Pedras, garrafas e bombas de fumaça foram lançados por ambos os lados e pelo menos dois manifestantes ficaram feridos.


Os primeiros confrontos foram registrados logo pela manhã. Os opositores atiraram pedras e garrafas contra os policiais, que responderam com bombas de fumaça e gás lacrimogêneo. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e outras sete foram presas, se juntando às dezenas detidas na véspera. Mais de 500 homens foram enviados pelo governo para tentar conter os manifestantes.

Os protestos se intensificaram na sexta-feira, quando a polícia decidiu expulsar os opositores que se instalaram ilegalmente no local para impedir o projeto. O novo aeroporto de Nantes, cidade do primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault, é alvo de fortes críticas, principalmente dos ecologistas, que temem os impactos na biodiversidade na região.

O imbróglio tem balançado as relações dentro do próprio governo. A maioria do premiê apoia a construção, enquanto os membros do partido verde, entre eles, Cécile Duflot e Pascal Canfin, os dois ministro do Partido Verde, se opõem abertamente. Os ministros dos Transportes, Frédéric Cuvillier, da Agricultura, Stéphane Le Foll e da Ecologia Delphine Batho defenderam o projeto em um comunicado comum divulgado nesse sábado.

A aeroporto de Nantes, situado Notre-Dame-des-Landes, vai custar 550 milhões de euros e deve substituir o atual aeroporto Nantes Atlantique em 2017. A previsão é de que a estrutura possa receber 4,5 milhões de passageiros por ano desde a abertura, para atingir 9 milhões em seu apogeu.

Outra manifestação é prevista para a tarde deste sábado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.