1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

300113 sortuEuskal Herria - Borroka Garaia da! - [Tradução do Diário Liberdade] Nas primeiras assembleias do processo constituinte de Sortu debateu-se sobre as bases ideológicas e foram propostas centenas de emendas alternativas, que foram sintetizadas em 90 emendas a 33 pontos do texto original. Finalmente, em 18 dos 33 pontos, o texto foi modificado por emendas alternativas, ao receberem mais votos nas assembleias.


Caraterização

No texto original, na epígrafe sobre a definição de Sortu, afirmava-se que, além de ser a expressão política da Esquerda Abertzale, surge com o objetivo de se converter em referente dinâmico do MLNV e motor do processo de libertação nacional e transformação social, para impulsionar uma política de alianças na dupla direção de ser consequente com o projeto revolucionário abertzale e de esquerda. Os termos transformação social e "esquerda" foram substituídos por socialista. Um dado significativo no qual a base social não aceitou neste caso definições ambíguas.

Sortu deve ser a "máxima expressão" política da Esquerda Abertzale foi substituído pela "principal".

Luta popular

No documento oficial, equiparava-se a luta institucional com o resto de lutas; no entanto, em uma emenda alternativa esclarece-se que, nesta fase de revolução democrática nacional, a luta popular deve ser literalmente vanguarda e a luta institucional estar a seu serviço. Essa foi a opção mais votada, enquanto também se acrescentava que é em meados do século XX quando diversos setores de trabalhadores patriotas transformam esse nacionalismo burguês (PNV) em um abertzalismo revolucionário, reivindicando uma nação sem opressão de nenhuma classe através do socialismo.

Objetivos estratégicos

Quanto aos objetivos estratégicos, ficaram definidos em uma Euskal Herria independente, socialista, feminista e euskaldun, baseada nos valores do internacionalismo, do ecologismo e da diversidade.

Significativo também que se tenha eliminado completamente o ponto 52 da tese base:

(52) Não obstante, é preciso adequar esses objetivos no tempo, dado que não se entendem da mesma maneira hoje em dia que trinta ou quarenta anos atrás. À medida que os processos avançam, temos de dar resposta às novas necessidades, e essas respostas têm-se que refletir na concreção dos objetivos estratégicos.

União Europeia

Em relação à Europa, no texto original apostava-se em uma Euskal Herria como Estado reconhecido dentro da União Europeia em uma primeira fase de transição. No entanto, o texto foi mudado e sentencia que essa decisão deve estar em mãos da sociedade basca em referendo. Após criar o Estado basco, a sociedade basca deve decidir se pertence ou não à UE. Ainda assim, fica no ar a aposta real de Sortu e introduz-se um elemento contraditório e que cria distorsão, como que "Em um princípio temos que criar o Estado basco na Europa" para a seguir afirmar que "após criar o Estado basco, a sociedade deve decidir se entrar ou não na UE". Portanto, este ponto segue sem estar completamente esclarecido, devido ao ambíguo de "Estado basco na Europa" que é uma retórica indefinida que às vezes é usada para ocultar o desejo de entrar na UE.

Socialismo

Nos princípios mínimos do socialismo que deve ser defendido por Sortu, foi acrescentado instaurar uma economia planificada, tomando como princípio a socialização dos meios de produção em um processo de luta de classes.

Desobediência

Sortu defende a desobediência civil como forma de aprofundamento da democracia, entendida como uma prática pública, não violenta, consciente e política.

A base social suprimiu "não violenta", em um claro toque de atenção à febre pacifista.

Euskara

Sortu afirma que o Estado basco é uma ferramenta básica para a sobrevivência do euskara, mas não suficiente. Do mesmo modo, o euskara será a garantia do Estado basco.

Feminismo

O projeto político da Esquerda Abertzale foi sintetizado historicamente em independência e socialismo, em outras ocasiões falava-se nos termos de uma Euskal Herria independente, socialista, euskaldun e reunificada. Um novo eixo: o feminismo tomará relevância nos objetivos estratégicos históricos da Esquerda Abertzale, isto é, a consecução de uma Euskal Herria independente, socialista, feminista e euskaldun.

Estas duas áreas que em um princípio não existiam foram acrescentadas:

Antimilitarismo

Sortu define-se como antimilitarista. Por isso, trabalhará para que, em primeiro lugar, as forças de ocupação militares assentes em Euskal Herria abandonem o território, assim como para, como Estado soberano, permanecer fora da OTAN, tal como já expressou a cidadania basca. Sortu compromete-se igualmente a não impulsionar a criação de um exército para a defesa de Euskal Herria.

Liberdade sexual

Sortu trabalhará por fazer efetivo o direito de toda pessoa a decidir sobre seu corpo, seus desejos e relacionamentos sem tutelas de nenhum tipo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.