1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

061013 ucraniaUcrânia - Vermelho - A Ucrânia poderá vir a ser o refúgio de centenas de milhares de ciganos da União Europeia. O país assumiu o compromisso de acolhê-los no âmbito da sua associação com a UE.


O decreto correspondente já tinha sido assinado pelo presidente ucraniano Viktor Ianukovitch em abril, e agora está terminando o prazo de seis meses que o chefe de Estado determinou para a elaboração de um conceito especial para o assentamento dos ciganos e para a sua integração social na Ucrânia.

Os detalhes do reassentamento dos ciganos serão, provavelmente, discutidos em novembro na cúpula da Parceria Oriental em Vilnius. O acordo de Associação da Ucrânia à UE poderá ser assinado precisamente nessa reunião.

O desejado passo em direção à Europa acarreta, naturalmente, novos compromissos. Um deles será o acolhimento hospitaleiro dos acampamentos de ciganos do Velho Mundo.

A "questão cigana" nunca foi simples na Europa, mas se tornou um problema depois da adesão da Romênia e da Bulgária à UE em janeiro de 2007. Esse acontecimento foi na altura classificado de "queda final do Muro de Berlim". Mas parece que agora nem a Alemanha, nem a França, estão contentes com essa "queda".

Os ciganos, majoritariamente da Romênia e do Kosovo, acabaram por não se integrar na sociedade europeia. Os acampamentos continuam sendo nômades e vivendo de subsídios sociais que lhes são pagos "das bolsas" dos contribuintes.

As autoridades ucranianas estão convencidas de que o problema está na discriminação aos ciganos e estão dispostas a propor um programa seu que ofereça iguais oportunidades para a participação dos ciganos na vida socioeconômica e cultural do país, lembra o deputado da Rada Suprema pelo Partido das Regiões Vladimir Oleinik.

"É preciso atuar pela via legislativa, isso tanto abrange a aprovação de legislação correspondente, como a exigência do cumprimento na Ucrânia da legislação respectiva relativamente aos que aqui entram. Também temos de manter contatos estreitos com os nossos colegas da UE", diz.

Mas terá essa colaboração algum benefício real? Na União Europeia não existe uma opinião unânime sobre o tema cigano. Na França, por exemplo, a discussão dessa questão a nível ministerial terminou num escândalo.

O ministro do Interior propôs expulsar os ciganos do país, pelo que foi duramente criticado por alguns dos seus colegas. O ministro, porém, foi apoiado pela maioria dos franceses.

Segundo as últimas pesquisas, as medidas por ele propostas são apoiadas por três quartos da população do país. Os europeus estão dispostos a gastar bilhões de euros do seu orçamento para reassentar os ciganos.

A Alemanha, a Áustria, a Suíça e a Dinamarca já estão a realizar com sucesso uma política semelhante. Mas porque é que a Ucrânia necessita de acolher todos esses imigrantes?

Isso dificilmente poderá ser explicado apenas com a vontade de ficar mais perto da Europa, considera o diretor do Centro de Informação Russo-Ucraniano Oleg Bondarenko.

"Quem pensa que irá lucrar com tudo isso? Provavelmente os apoiadores do partido racista Svoboda (Liberdade), que irão depois dizer que a Ucrânia se está tornando num local frequentado por toda a gente. De resto, existe toda uma estratégia de transformação de Oleg Tyahnybok no principal concorrente de Ianukovich para as eleições presidenciais de março de 2015. Essa técnica está a ser desenvolvida pela administração de Ianukovitch e é evidente que, seja qual for o cenário, Ianukovitch irá vencer essas eleições a Tyahnybok", diz.

Nem Iúlia Timochenko, nem Klitchko poderão participar nessas eleições, portanto o reforço visível dos nacionalistas favorece o presidente ucraniano, refere o perito, recordando que o partido de extrema-direita Svoboda de Tyahnybok já obteve 37 lugares na Rada Suprema nas últimas eleições parlamentares. Daí resulta que a Ucrânia precisa dos ciganos. Pelo menos deles precisa o seu presidente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.