1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Com apoio russo, Irã lança sua primeira usina nuclear

140810_centralIrão - RFI - O Irã anunciou nesta sexta-feira o lançamento da primeira usina atômica do país, Bushehr. A instalação, que começa a funcionar no próximo dia 21, foi construída por especialistas russos que também estão encarregados de fornecer o combustível necessário para alimentar os reatores.


As autoridades iranianas anunciaram nesta sexta-feira que a usina já passou pelos testes de segurança e está pronta para começar a funcionar. O projeto de construção da usina já se arrastava por décadas. Nos anos 70, a empresa alemã Siemens anunciou a participação de uma central semelhante, mas a Revolução Islâmica, em 1979, e a guerra contra o Iraque, iniciada em 1980, interromperam o avanço do projeto.

Em 1995, a Rússia, aceitou participar da construção na central nuclear às margens do Golfo Pérsico no sudoeste do Irã. Inicialmente, a usina deveria estar pronta em 1999. Com 10 anos de atraso, os russos, enfim, terminaram as obras em fevereiro do ano passado. Segundo a Agência Russa de Energia Atômica, o fornecimento do combustível nuclear pela Rússia "é uma etapa essencial para o funcionamento do reator da primeira central nuclear iraniana".

A cerimônia de ligação da usina terá participação do chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, e do diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi. Os Estados Unidos, porém, disseram estar preocupados com o funcionamento da central. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que a operação da usina de Bushehr é "precoce". Segundo a chefe da diplomacia americana, o Irã "deveria dar mais garantias para a comunidade internacional" antes de "continuar o seu programa nuclear civil".

Os responsáveis russos, porém, rebateram as críticas. Eles argumentaram que toda a opereção da usina é supervisionada pela Rússia, que é membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e aliada histórica do Irã, e pela Agência Internacional de Energia Atômica.

O Irã é alvo de várias sanções da ONU. A comunidade internacional desconfia que Teerã deseja aproveitar do desenvolvimento da tecnologia nuclear no país construir armas atômicas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.