1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

A tendência à barbárie e as perspectivas para o socialismo

James Petras

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

A tendência à barbárie e as perspectivas para o socialismo

James Petras - Publicado: Quinta, 05 Agosto 2010 02:00

James Petras

Introdução

As sociedades e os estados ocidentais avançam de forma inexorável para umas condições que lembram as da barbárie; as mudanças estruturais estão invertendo o curso de décadas de bem-estar social e submetendo o trabalho, os recursos naturais e a riqueza das nações à exploração, o espólio e o saque descarnados, além de fazerem descer os níveis de vida e provocando uns níveis de insatisfação sem precedentes.


Começaremos por esboçar os processos econômicos e militares que impulsionam este processo de degradação e descomposição para, logo a seguir, oferecer uma explicação das respostas populares em massa a esta deterioração das condições. As mudanças estruturais profundas que acompanham o auge da barbárie se converteram no fundamento para refletirmos sobre as perspectivas para o socialismo do século XXI.

A maré crescente de barbárie

Nas sociedades antigas, a «barbárie» e seus portadores, os «bárbaros», percebiam-se como uma ameaça de invasores procedentes do exterior , vindos de cidades remotas que se lançavam sobre Roma ou Atenas. Nas sociedades ocidentais atuais, os bárbaros provêm do interior, das elites da sociedade, decididas a impor um novo ordem que destrói o tecido social e a base produtiva da sociedade convertendo uns meios de vida estáveis em condições para a vida quotidiana inseguras e que não deixam de piorar.

As chaves da barbárie contemporânea encontram-se nas estruturas profundas do Estado e a economia imperiais. São as seguintes:

1. A ascensão de uma elite financeira especulativa que saqueou biliões de dólares de poupadores, investidores, titulares de hipotecas, consumidores e do próprio Estado, desviando quantidades enormes de recursos da economia produtiva a mãos de elites parasitárias inseridas na economia estatal e especulativa.

2. A elite política militarista ocupada em manter uma situação de guerra permanente desde meados do século passado. As guerras incessantes, os assassinatos transfronteriços, o terrorismo de Estado e a suspensão de garantias constitucionais tradicionais desembocaram na concentração de poderes ditatoriais, o encarceramento arbitrário, a tortura e a negação do hábeas corpus.

3. No meio de uma recessão e estagnamento econômicos profundos, os elevados níveis de despesa na construção de um império econômico e militar a expensas da economia nacional e do nível de vida refletem a subordinação da economia local às atividades do Estado imperial.

4. A corrupção nas altas esferas em todas as facetas do Estado e a atividade empresarial, desde nas aquisições públicas até na privatização ou os subsídios aos milionários, favorecem o crescimento do crime internacional de cima para baixo, a lumpenização da classe capitalista e a existência de um Estado no que a lei e o ordem passaram a estar mal vistas.

5. Como conseqüência dos elevados custos de construção do império e do saque imposto pela oligarquia econômica, o ônus socioeconómica foi depositado diretamente sobre os ombros dos salários e os assalariados, os pensionistas e os trabalhadores autônomos, o que se traduziu numa redução da mobilidade em grande escala e em longo prazo. Com a perda de postos de trabalho e o desaparecimento de empregos bem remunerados, os despejos em moradias se dispararam e as classes trabalhadoras e médias estabilizadas retrocedem e se vêem obrigadas a aumentar o número de horas e anos de trabalho.

6. À medida que as guerras imperiais alastram por todo mundo até atingir a populações inteiras através de bombardeios reiterados e atividades terroristas clandestinas, geram a oposição de redes terroristas, cujo alvo também são os civis presentes em mercados, meios de transporte e espaços públicos. O mundo parece o universo hobbesiano do «todos contra todos» .

7. O aumento do extremismo étnico e religioso ligado ao militarismo aprecia-se entre cristãos, judeus, muçulmanos e hinduístas, e substituiu a solidariedade internacional de classe com doutrinas de supremacia racial e penetrado nas estruturas profundas de Estados e sociedades.

8. O desaparecimento do colectivismo europeu e asiático em aras do bem-estar (na antiga União Soviética e China) aumentou a pressão competitiva sobre o capitalismo ocidental, e animou-o a renunciar a todas as concessões ao bem-estar atribuídas ao trabalho no período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial.

9. O desaparecimento do «comunismo» e a integração da social-democracia no sistema capitalista supôs um grave enfraquecimento da esquerda, à que os protestos esporádicos dos movimentos sociais não conseguiram substituir.

10. Ante a atual ofensiva em grande escala contra o nível de vida das classes médias e trabalhadoras só há, no melhor dos casos, protestos esporádicos e, no pior, impotência política.

11. A exploração em massa da mão de obra nas sociedades capitalistas pós-revolucionárias, como a China ou o Vietnã, vai acompanhada da exclusão de centenas de milhões de trabalhadores emigrantes dos serviços públicos educativos e sanitários mais elementares. O saque sem precedentes e a tomada por parte das oligarquias nacionais e as multinacionais estrangeiras de milhares de empresas públicas estratégicas lucrativas na Rússia, as antigas repúblicas soviéticas, Europa do Leste, os Balcãs e os países bálticos supuseram a maior transferência de riqueza pública a mãos privadas no período mais curto da história.

Em resumo, a «barbárie» tem vindo à tona como realidade definitória, fruto da ascensão de uma classe dominante financeira parasitária e militarista. Os bárbaros já chegaram, estão dentro das fronteiras das sociedades e Estados ocidentais. Têm preponderância e tencionam de forma agressiva impor um plano que reduz sem cessar o nível de vida, transfere riqueza pública às suas arcas particulares, espoliam recursos públicos, atacam selvaticamente direitos constitucionais em seu afã de livrarem guerras imperiais, segregam e perseguem milhões de trabalhadores imigrantes e fomentam a desintegração e diminuição das classes médias e trabalhadoras estabilizadas. Mais que em qualquer outro período da história recente, 1 por cento da população mais rica controla uma quota de riqueza e renda nacional a cada vez maior.

Mitos e realidades do capitalismo histórico

O retrocesso sustentado e generalizado dos direitos sociais e os recursos para o bem-estar, os salários, a segurança trabalhista, as pensões e os salários demonstram que a ideia de progresso linear do capitalismo é falsa . A inversão do curso dos acontecimentos, fruto do poder reforçado da classe capitalista, demonstra a validade da afirmação marxista de que a luta de classes é o motor da história; ao menos, na medida em que a condição humana se considere o eixo da história.

A segunda suposição falsa é que os estados baseados em «economias de mercado» requerem paz, e sua conclusão de que os «mercados» derrotam o militarismo, fica refutada mediante o fato de que a principal economia de mercado, Estados Unidos, leva em estado de guerra contínuo desde começos da década de 1940, implicada ativamente até hoje em guerras em quatro continentes, e com um horizonte de guerras novas, maiores e mais sangrentas. A causa e a conseqüência da guerra permanente é o crescimento de um monstruoso «estado de segurança nacional» que não reconhece fronteiras nacionais e absorve a maior parte do orçamento nacional.

O terceiro mito do capitalismo maduro «avançado» é que revoluciona sem cessar a produção mediante a inovação e a tecnologia. Com a ascensão da elite militarista, financeira e especulativa, as forças produtivas foram espoliadas e a «inovação» localiza-se sobretudo na elaboração de instrumentos econômicos que se aproveitam dos investidores, despojam de bens e arrasam o emprego produtivo.

À medida que cresce o império, a economia doméstica mingua, o poder se centraliza em mãos de executivos, as concorrências legislativas reduzem-se e nega-se à cidadania a representação efetiva ou, inclusive, é vetada através dos processos eleitorais.

As respostas em massa ao auge da barbárie

O auge da barbárie entre nós provocou repugnância pública contra seus principais praticantes. As sondagens põem de manifesto uma e outra vez.

1. O nojo e a rejeição profundos que suscitam todos os partidos políticos.

2. A existência de maiorias esmagadoras que desconfiam profundamente das elites empresariais e políticas.

3. A presença de umas maiorias que recusam a concentração de poder empresarial e o abuso do mesmo, sobretudo nos banqueiros e financeiros.

4. O qüestionamento generalizado das credenciais democráticas de líderes políticos que actuam em nome da elite empresarial e fomentam as medidas repressivas do estado de segurança nacional.

5. A rejeição de uma grande maioria do saque das arcas públicas para sacar de apertos os bancos e as elites econômicas enquanto se impõem programas de austeridade regressivos às classes médias e trabalhadoras.

Perspetivas para o socialismo

A ofensiva capitalista causou sem dúvida um impacto de primeira ordem nas condições objetivas e subjetivas das classes médias e trabalhadoras aumentando o empobrecimiento e provocando uma maré crescente de descontentamento pessoal, mas ainda não deu lugar a movimentos anticapitalistas em massa, nem sequer a uma resistência dinâmica organizada.

As transformações estruturais importantes requerem afrontar as circunstâncias adversas atuais e identificar novas estratégias de ação e modalidades de luta de classes e transformação.

Um problema chave é a necessidade de recriar uma economia productiva e reconstruir uma nova classe trabalhadora industrial ante nos anos de saque econômico e desindustrialização; não necessariamente as indústrias «sujas» do passado, mas indústrias claramente novas que utilizem e inventem fontes de energia limpas.

Em segundo lugar, as sociedades capitalistas, enormemente endividadas, requerem uma deriva fundamental desde o militarismo e a construção do império, com seus elevados custos, para um tipo de austeridade de classe que imponha sacrifícios e reformas estruturais aos sectores bancário, financeiro e de comércio atacadista, que substituem a produção local pela importação barata de artigos de consumo.

Em terceiro lugar, reduzir o sector financeiro e varejista exige melhorar as destrezas dos trabalhadores deslocados e dos empregados, bem como reorientar o sector das tecnologias da informação e a comunicação para adaptá-los às mudanças da economia. É um deslocamento paradigmático desde o salário econômico ao salário social, no que a educação pública e gratuita até os níveis máximos e a atendimento sanitário universal ou as pensões integrais substituam o consumismo financiado com dívida. Estes podem ser os alicerces para fortalecer a consciência de classe contra o consumismo individual.

A pergunta é como avançamos a partir de uns movimentos sindicais e sociais enfraquecidos, fragmentados e em retirada, ou à defensiva, até uma posição que permita lançar uma ofensiva anticapitalista.

Neste senso talvez estejam operando vários fatores subjetivos e objetivos. Em primeiro lugar, temos a crescente atitude negativa de umas maiorias imensas para os políticos em exercício e, concretamente, para as elites financeiras e econômicas, as quais são nitidamente identificadas como responsáveis pela queda do nível de vida. Em segundo lugar, existe a opinião popular, compartilhada por milhões de pessoas, de que os programas atuais de austeridade são manifestamente injustos, pois fazem pagar aos trabalhadores a crise que a classe capitalista provocou. Até o momento, estas maiorias são ainda mais «anti» statu quo que «pró» transformação. A transição a partir do descontentamento privado para a ação coletiva é uma qüestão indefinida no relativo a quem é o sujeito e como é a ação, mas a oportunidade existe.

Há vários fatores objetivos que poderiam desencadear um deslocamento qualitativo desde o descontentamento furioso e pasivo até um movimento anticapitalista em massa. Uma recessão «com duas cristas descendentes» ou em forma de W, o fim da atual recuperação anêmica e o começo de uma recessão/depressão mais profunda e prolongada, poderia desacreditar os atuais governantes e quem os apoia economicamente.

Em segundo lugar, um período de austeridade profunda e interminável poderia restar credibilidade à ideia atual da classe dominante de que «é necessário sofrer para obter benefícios no futuro» e abrir as mentes e mover os corpos em busca de soluções políticas que obtenham benefícios atuais fazendo sofrer as elites econômicas.

As guerras imperiais intermináveis e impossíveis de ganhar que desangram a economia e a classe trabalhadora poderiam, em última instância, criar consciência de que a classe dominante sacrificou a nação sem nenhum propósito útil».

Assim mesmo, a combinação de uma nova fase de recessão, austeridade econômica e guerras imperiais sem sentido pode orientar o atual descontentamento generalizado e a hostilidade difusa para as elites econômicas e políticas para movimentos, partidos e sindicatos socialistas.

Tradução do Diário Liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.