1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Peru: Sendero Luminoso pretende participar de eleições regionais

180510_antezanaPeru - Opera Mundi - A guerrilha Sendero Luminoso entrou em uma nova etapa, de "reconstituição política", e planeja participar das próximas eleições regionais e municipais peruanas, que serão realizadas em outubro, indicaram à ANSA especialistas locais.


Para o sociólogo Jaime Antezana, a organização, que se autointitula Partido Comunista do Peru, não deverá promover novas ações armadas. "O mais grave é que, nesta etapa, eles incorporaram gente jovem nas universidades onde sempre estiveram. Não acredito que eles peguem em armas, porque sua intenção é se candidatar às próximas eleições como partido político", analisou Antezana.

O ex-chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas Jorge Montoya, por sua vez, não descartou essa possibilidade. Ontem a primeira ação armada realizada pelo grupo completou 30 anos e o Ministério da Defesa reforçou as medidas de segurança para evitar qualquer tipo de "problemas".

No dia 17 de maio de 1980, membros do Sendero Luminoso realizaram ataques a bomba contra locais que seriam utilizados como seções eleitorais no distrito de Chuschi, a cerca de 550 quilômetros de Lima.

Desde 1992, quando o líder e fundador dessa guerrilha, Abimael Guzmán, foi preso em Lima, as atividades do grupo se tornaram menos frequentes.

De acordo com a Comissão da Verdade e Reconciliação, os conflitos entre o Sendero Luminoso e forças militares deixaram 69 mil mortos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.