1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Políticas urbanas são inadequadas para um terço da população

301111_manBrasil - Agência Pulsar - Cidades como Barreirinhas, no Maranhão, mostram algumas faces deste problema: a realidade que mescla rural e urbano e políticas pouco integradas que geram problemas à população.


Cerca de 90% dos 5 mil e 565 municípios brasileiros concentram menos de 50 mil habitantes, realidade mais marcante no norte e no nordeste. Barreirinhas está nesta faixa de população e é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A localidade está entre os municípios “periurbanos”, que possuem forte ligação entre dinâmicas rurais e urbanas.

Também se destaca a baixa capacidade de arrecadação, sendo forte a dependência de recursos federais. A dispersão das demandas sociais em função de desigualdades socioambientais, étnicas, raciais e de gênero é outro traço de cidades como Barreirinhas.

Na semana passada, um seminário realizado pela FASE na Câmara Federal lançou Plataforma dos Municípios Periurbanos, construída junto a movimentos sociais. Para a entidade, falta consistência das políticas urbanas no atendimento a municípios pequenos e médios.

Durante o evento, Korina Correa Zelarayán denunciou a exclusão de mais de 500 famílias do Parque dos Lençóis das políticas de moradia. Por ser uma Unidade de Proteção Integral, a população local é proibida de reformar ou construir casas. O acesso à água encanada e eletricidade também não pode chegar.

Os movimentos sociais da região defendem que, por viverem há séculos ali em harmonia com a natureza, as famílias não destroem o Parque. Pelo contrário, são fundamentais para a conservação da área, diferente do resultado de um turismo predatório.

A advogada trabalha no Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Barreirinhas, entidade que compõe o Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Ela contou que na cidade houve forte crescimento populacional nos últimos 10 anos. Contudo, especialmente nas áreas periféricas, faltam políticas públicas que deem conta da questão fundiária.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.