1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

Disponíveis na rede todas as cantigas medievais galego-portuguesas

081111_A_109_16Galiza - Diário Liberdade - O projeto Littera, da Universidade Nova de Lisboa, disponibiliza on-line a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses.


O projecto Littera, edição, atualização e preservação do património literário medieval português, disponibiliza através de uma base de dados, a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as respectivas imagens dos manuscritos e ainda a música (quer a medieval, quer as versões ou composições originais contemporâneas que tomam como ponto de partida os textos das cantigas medievais).

A base inclui ainda informação sucinta sobre todos os autores nela incluídos, sobre as personagens e lugares referidos nas cantigas, bem como a «Arte de Trovar», o pequeno tratado de poética trovadoresca que abre o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, transcrito pela mão do próprio Angelo Colocci, o humanista italiano que mandou copiar o códice.

João Sousa, filólogo e colaborador neste diário, aponta para a importância do compêndio destacando que "não só temos acesso às cantigas transcritas como também aos manuscritos (em formato .jpg ou .pdf) o que torna alguns trabalhos de investigação ou apenas consulta bastante mais fáceis" e argumentando a utilidade das mesmas para demonstrar a artificialidade da atual normativa oficial da língua galega.

Ligação para o Projeto Littera

Cantigas e mais cantigas (Artigo de João Sousa)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.