1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Milhares mobilizam-se na Grécia na primeira jornada da greve geral de 48 horas

290611_policiagregaGrécia - Diário Liberdade - O balanço da primeira das duas jornadas consecutivas de greve geral convocadas polas organizações operárias gregas confirma importante capacidade de luta do povo trabalhador.


A paralisação total e marchas de milhares de pessoas caraterizaram a primeira jornada de greve geral grega, junto à violência policial, que provocou ferimentos inclusive a crianças, numa tentativa de espalhar o medo e quebrar a capacidade mobilizadora dos trabalhadores e trabalhadoras. Porém, representantes sindicais afirmaram que os protestos vão continuar até as medidas conta a maioria social serem retiradas pelo governo.

Em plena jornada de greve geral, a União Europeia voltou a exigir ao Parlamento grego a aprovação do pacote de medidas neoliberais extremistas, como condição para uma nova ajuda financeira do FMI e da Comissão Europeia ao governo capitalista grego, que atingiria os 120 milhões de euros e serviria para endividar ainda mais o país helênico.

Cada vez mais vozes denunciam que na realidade são os bancos europeus que precisam de atrelar a economia grega ainda mais aos seus "resgates", pois existe uma crise de fundo no sistema financeiro do capitalismo europeu que pretende ser compensado com exigências a estados como o grego, mediante privatizações em massa e planos de ajuste como os sucessivamente aprovados pelo parlamento grego contra o seu povo. O objetivo das novas medidas iniciadas no passado mês de abril seriam uma poupança pública de 28 mil e quantrocentos milhões de euros, dos quais 6 mil e quatrocentos milhões são já suplementares deste ano.

A própria ONU, através de um informe técnico, divulgou recentemente o temor a que as constantes restrições do gasto público faça aumentar ainda mais o desemprego e impeça a "recuperação econômica".

290611_grevegeralgregaParálise total, mobilizações e repressão

Entretanto, e apesar das pressões policiais, todos os setores aderiram maioritariamente à convocatória de greve. Centenas de voos foram cancelados, fábricas, atores, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, transporte público (barcos, autocarros...), comércio... A resposta do povo trabalhador está sendo importante, tanto parando em todos os setores como saindo à rua em defesa dos direitos da maioria.

A polícia está protagonizando episódios de violência que em ocasiões são respondidos com luta nas ruas por manfiestantes e grevistas. Dúzias de pessoas já foram detidas na primeira das duas jornadas de greve geral.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.