1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Fuga em massa de quase 500 presos políticos no Afeganistão

250411_prisao_afegaAfeganistão - Radio Mundial - [Tradução do Diário Liberdade] Por volta de 500 presos políticos fugárom-se do cárcere de Kandahar, ao sul do Afeganistão, através de um túnel de centenas de metros de comprimento.


A informação foi confirmada pelo diretor da prisão, general Ghulam Dastageer Mayar, que admitiu que o número de fugidos é de 476.

O militar definiu as pessoas fugadas como "prisioneiros políticos", termo utilizado pelas autoridades afegãs para designar os membros do movimento de resistência talibã.

A fuga também foi confirmada pelo chefe policial de Kandahar, Shair Shah Yousufzai, segundo Prensa Latina.

O canal BBC indicou que um porta-voz do presidente afegão, Hamid Karzai, qualificou a fuga do cárcere dos militantes como um "desastre".

Os rebeldes talibã reivindicaram a ação e asseguraram que o túnel de 360 metros de longo foi cavado na zona sul do estabelecimento penitenciário, onde estão fechados uns mil reclusos.

"Todos os presos fugados chegaram sãos e salvos a nossos centros, e não houve combate", expressou o porta-voz do grupo insurgente, Yousuf Ahmadi.

Segundo as informações de imprensa, a operação de fuga teve um perfeito planejamento, onde os presos estiveram cinco meses escavando o túnel.

Em 2008, o cárcere de Kandahar foi palco de uma outra fuga espetacular, pelo qual as autoridades do país investiram milhões de dólares para atualizar a segurança do local.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.