1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (6 Votos)

Sortu é herdeiro do Batasuna?

Raphael Tsavkko Garcia

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Defenderei a casa de meu pai

Sortu é herdeiro do Batasuna?

Raphael Tsavkko Garcia - Publicado: Sábado, 19 Março 2011 01:00

Raphael Tsavkko

A resposta para esta pergunta é: Depende. De que tipo de herança falamos?


Se for ideológica, sim, é herdeira, mas uma herdeira que sofreu um profundo processo de evolução. Os mesmos eleitores do Batasuna votarão e depositarão sua confiança no novo partido Sortu. Disso não resta dúvida.

Mas seria herdeira dos meios e métodos? Aí a resposta seria não.

A questão principal para a Espanha - e motivo para dificultar a legalização - é herança política, ou melhor, de ação política enquanto suposto braço da ETA. Aí a resposta para a pergunta inicial seria não.

Mesmo que membros do Batasuna tenham relação com Sortu, mesmo que o eleitorado seja o mesmo e que existam muitas semelhanças programáticas, a evolução que descrevi acima faz toda a diferença.

Quando falo em evolução, falo em um processo de discussão intera em que diversas arestas foram aparadas, em que o partido amadureceu e reviu posições anteriores. É claro que se trata da mais pura ilusão acreditar que houve uma guinada de 180 graus, ou mesmo que membros da ETA não influenciaram no debate, mas a questão transcende estes aspectos.

O partido rechaçou claramente a violência e, se ainda mantém conversas com o núcleo duro da ETA isto não necessariamente se reflete nas práticas políticas adotadas. Do lado estatal é risível a tentativa de fazer com que haja um rechaço completo da história da ETA que, no fim, acaba sendo a história do próprio País Basco!

Explico.

Uma coisa é a ETA pré 79-80, a ETA do que lutava contra o Franquismo, contra os GAL e os grupos de extrema-direita financiados também pelo PSOE, outra bem diferente é a ETA que sobrou, depois da traição da ETA PM com o partido Euskadiko Eskerra e da democratização, mesmo que falha e aberrante.

O apoio popular ao grupo decaiu, hoje é quase residual, apesar de ainda existir, especialmente nos rincões do país, mas é preciso analisar que, enquanto tática, a violência por parte dos bascos só tem trazido prejuízos políticos - o PSE na Lehendakaritza é um exemplo claro disso.

A Espanha comete o erro tremendo de querer obrigar a todo um grupo condenar seu passado, e um passado longe de condenável, ao mesmo tempo em que permite conviver na legalidade grupos saudosistas de Franco, seja de forma mais subterfugiosa, como o PP, ou seja de forma aberta e franca, como a Falange. Ninguém jamais forçou estes grupos a condenar o franquismo e seus crimes, e se fossem obrigados dificilmente fariam, ainda que fascista não saiba o que signifique honra.

A questão então, hoje, transcende a mera herança ideológica, prática ou política do Sortu, mas passa pela tentativa da Espanha de exigir que se apague a história do povo, a história do grupo, a ligação identitária entre aqueles que se professam Abertzales.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.