1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

Egito: Ditador Mubarak cai e militares assumem transição

110211_mubarak12Egito - Diário Liberdade - [Lucas Morais] Após 30 anos no poder, o ditador Hosni Mubarak abandonou o Cairo nesta sexta-feira (11) junto com sua família em direção à cidade portuária e turística de Sharm el Sheij, próximo ao Mar Vermelho.


A renúncia foi informada na TV estatal do Egito pelo vice-presidente Omar Suleimán, enquanto as massas comemoravam nas ruas de todo o país, especialmente na Praça Tahrir no Cairo, onde encontram-se cerca de dois milhões de egípcios.

O Conselho Militar egípcio, liderado pelo ministro da Defesa, Tantawi, está encarregado de promover a transição política. O Conselho dissolverá o Governo e o Parlamento e organizará as eleições previstas para setembro deste ano.

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (11), circulou a informação de que Mubarak havia abandonado a capital junto com sua família para se dirigir à cidade portuária de Sharm el Sheij, próximo ao Mar Vermelho, após mais de 300 mortes e 18 dias de intensas manifestações ascendentes que exigiam sua saída do poder e a queda do regime. Foram mais de dois milhões de pessoas se manifestarem hoje nas ruas do Cairo, capital do país.. Em Alexandria, fortes protestos marcaram presença em frente ao Palácio Presidencial, protegido pelas forças militares. Houve grandes protestos também nas cidades: Mansoura, Damnhur, Tanta, Mahalla, Asuit, Sohag, Bani Sawfi.

A revolução política contou com o protagonismo do ativismo internacionalista em redes sociais como o Twitter, Facebook e outras redes sociais. A transmissão da rede Al Jazeera do Qatar foi fundamental para pautar, inclusive, as agências ocidentais, que não conseguiram realizar um bom trabalho na transmissão das notícias in loco.

Após Israel tomar conhecimento da queda de Mubarak, fontes oficiais do governo disseram esperar por uma “transição suave”. Por outro lado, há notícias que confirmam que no sábado passado (5), aviões israelenses pousaram no Cairo levando gases venenosos proibidos internacionalmente destinados à repressão das manifestações.

O Governo dos EUA, que esperava que Mubarak renunciasse na quinta-feira (10), ainda não se pronunciou oficialmente.

Enquanto isto, as massas comemoram emocionadas nas ruas do Egito. Por outro lado, Suleiman é comprovadamente um homem da CIA, e as cúpulas militares são historicamente ligadas à CIA e ao imperialismo dos EUA. A batalha foi ganha, mas não a guerra. Por hoje, o povo egípcio tem muito a comemorar.

Você pode acompanhar as imagens das mobilizações pela Al Jazeera em: http://english.aljazeera.net/watch_now/


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.