1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Angolanos assinalam o Dia dos Mártires da Repressão Colonial

040111_guerracolonialAngola - África21 - O 4 de Janeiro reveste-se de transcendente importância na história da luta de libertação nacional.


Os angolanos comemoram hoje, 4 de Janeiro, o Dia dos Mártires da Repressão Colonial, com manifestações político-culturais e desportivas.

A data marca o início de uma revolta contra a ocupação colonial portuguesa de cerca de 500 anos (1482-1975) e que ceifou a vida de milhares de patriotas.

Há 50 anos, na Baixa de Kassanje, mais de uma dezena e meia de milhar de homens, mulheres e crianças foram barbaramente mortos pela aviação colonial portuguesa, que sobre si descarregou bombas de napalm.

Face ao forte movimento reivindicativo dos seus direitos de liberdade e sobrevivência, que unia os camponeses dos centros agrícolas da Baixa de Kassanje, as autoridades coloniais lançaram a sua violência contra as populações daquela região, num genocídio que geraria a comoção geral e acenderia a chama da luta contra o colonialismo português.

A revolta da Baixa de Cassange constituiu-se no germe gerador do movimento libertador que seria despoletado no 4 de Fevereiro de 1961 e culminaria no dia 11 de Novembro de 1975, com a proclamação da independência nacional.

Este ano, o acto central da efeméride tem lugar na localidade de Teka-dia-Kinda, município do Kela, província de Malanje, sob o lema "Honremos os mártires da pátria, promovendo o desenvolvimento de Angola". As informações são da Angop


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.