1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

211012 junta discriminaGaliza - Cáscara Amarga - [Ángel Ramos, tradução do Diário Liberdade] O expediente elaborado pela Junta nega o direito à adoção ao considerar que o crescimento de meninos e meninas "não é indiferente numa família ou noutra", em referência à condição homossexual do casal, segundo a sua advogada.


O casal formado por Santiago Vázquez e Daniel Baamonde apresentou um pedido de adoção a princípios de 2011, cuja resolução qualificam de "irregular".

Após voltarem a apresentar alguns documentos, que segundo a Administração tinha extraviado, foram requeridos a uma entrevista de menos de hora e meia. Posteriormente, mantiveram uma nova entrevista na qual lhes comunicaram que "não eram idóneos" para a adoção.

Diante desse ditame, o casal recorreu à sua advogada, quem lhes recomendou solicitarem uma cópia do expediente. No entanto, os servidores públicos denegaron entregar essa cópia até que o casal apresentou o pedido por escrito e após várias horas de espera.

A advogada de Santiago Vázquez e Daniel Baamonde, Ana Varela, assinalou que o expediente está "cheio de irregularidades", como a inexistência do precetivo relatório de avaliação e o uso de expressões que, em opinião dos atingidos, "abeiram-se do delituoso", pelo qual não descartam iniciar ações legais contra a Junta.

O documento indica que o casal solicitante não cumpre com a "necessidade específica" em termos "afetivos" que requerem os filhos adotivos e que, embora reconheça que que "as crianças podem crescer em famílias muito diferentes, não é indiferente crescerem numa ou noutra". Segundo a advogada, o expediente convida claramente a pensar que o escrito discrimina o casal pola sua condição sexual.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.