1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020214 loja-do-gatopretoGaliza - PGL - [Jesus Calvo] Situaçom: ceia na minha casa, com a bebedeira de rigor.


Perguntam-me onde é que comprei as candeias que ambientam o local. E respondo: ‘Na Loja do Gato Preto’. Pronunciado ‘loja’ como se pronuncia em galego.

Respondem-me: Es ‘loJa’, com ‘j’ castelhano.

Insisto: ‘loJa’. [Com ‘j’ galego].

Teimam: Pero pone ‘loJa’, con ‘jota’ [castelhano].

Miro com cara de ‘seica me queres foder?’.

Reparam em que sou um “sujo portugueiro”... e dizem: ‘Aaaah, vale! Pues yo lo digo con jota, que es como está escrito’.

Calo... por muitos motivos. O primeiro é que estou com amigos. O segundo que sei que sabem bem como é que eu penso, nom é preciso dar explicações. O terceiro que vou farto de discutir sempre as mesmas cousas, as mesmas certezas, as mesmas verdades que nom precisam de discussom nengumha. O quarto, e o mais importante, é porque estamos de festa.

Nesse momento, por deferência, recusei deixar em evidência a minha amiga... e por isso recusei convidá-la a pronunciar nomes por todos nós conhecidos, como Jennifer López, Josep Borrell, Julia Roberts, Jean Claude Van Damme... ou já postos Shakira (de todos é sabido que o ‘h’ nom tem som em espanhol) ou Ronaldinho (quem nom tem escuitado alguém pronunciar ‘Coruna’ alguém que vê um sinal de trânsito no que foi substituido o ‘ñ’ por um ‘nh’?)... ou Paulo Coelho (esse nome que nengum jornalista espanhol parece saber pronunciar).

Cabe dizer que nom sou parvo e nem se me passaria pola cabeça convidar ninguém a pronunciar ‘Rio de Janeiro’, pois já se encarregaram os média espanhóis de nos estragar a pronúncia do primeiro mês do ano.

Enfim, só aguardo que a minha querida amiga se ponha um chisco colorada agora ao ler este artigo que lhe penso enviar polo Facebook... e repare em como é que a sua mente pronunciou os nomes dos famosos arriba mencionados.

Este é um exemplo prático de como funciona o colonialismo mental. Inconscientemente. Temo-lo inserido nas nossas cabeças através dos médios de massas. E os exemplos práticos como este som os que demonstram que nom sou um radical “chungo” nengum... simplesmente mostro umha realidade que se nos oculta ;).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.