1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

blancoamor.jpg--478x270Galiza - PGL - [José Paz Rodrigues] Quando no dia 23 de abril se comemora no nosso país o “Dia do Livro”, e nessa comunidade modélica que é Catalunha é uma jornada muito importante, sempre me lembro de porque desde criança colhim tanta paixão pelos livros e a sua leitura. Que levou a que fosse configurando durante muitos anos da minha vida uma grande biblioteca particular, que me gostaria muito de ver algum dia colocada na nossa cidade para desfrute dos cidadãos de Ourense. O que não deixa de ser uma falsa esperança, vista a nula resposta dos que podiam ajudar neste tema.


Cinco são os âmbitos nos quais destaca especialmente a minha biblioteca. Em primeiro lugar as publicações sobre a nossa cidade e sobre os seus muitos aspetos, artísticos, históricos, naturais, etnográficos, monumentais e humanos, com muitos livros de e sobre os nossos vultos mais importantes. Em segundo lugar, livros sobre educação e pedagogia, que é a minha especialidade e profissão, durante os últimos quarenta e dous anos. Neste campo tenho verdadeiras jóias, como as coleções completas da editorial argentina Kapelusz, que nem tem na sua totalidade a biblioteca nacional de Buenos Aires. Em terceiro lugar, as publicações de cultura lusófona, galega, portuguesa e brasileira e mesmo de Goa, com coleções completas de revistas como Nós e A Nosa Terra e outras fac-similares.

Em quarto lugar, a secção de cinema. Sem temor a engano, a minha biblioteca cinematográfica pode considerar-se como a melhor que existe na Galiza. Na mesma figuram coleções completas de livros e revistas galegas, espanholas, catalãs, francesas, italianas, alemãs, inglesas, cubanas e doutras nacionalidades. Também numerosos vídeos e DVDs de cinema clássico e de todos os diretores e países.

Por último, e em quinto lugar, está a minha extraordinária biblioteca dedicada a Tagore, com livros de ele e sobre ele em todos os idiomas do mundo, incluído o esperanto. Se ninguém lhe põe remédio, e parece que esse é o seu destino final, esta biblioteca, dentro dos dous próximos anos, terminará por ir para a Casa da Índia de Valhadolid. Embora o que subscreve gostaria mais de que ficasse na nossa cidade. Junto com as de Blanco Amor, Vilanova e Ben-Cho-Shey, num edifício digno de Ourense.

Mas, como cheguei a adquirir este meu grande amor pelos livros? Essencialmente três foram as causas que originaram o meu aprécio pela leitura. O ter nascido na própria escola da minha aldeia de Corna. Com três e quatro anos, a mestra, natural de Porto de Souto, Mª Consuelo Dolores Nóvoa Portugal, bondosa, alegre e carinhosa, levava-me à sua aula no seu colo. Por isto aos quatro anos já lia e escrevia. E a minha posterior mestra de primária, Carmen Barbosa, que há pouco tempo que faleceu, desenvolvia todos os dias atividades leitoras, deixando-nos escolher a nós os livros da biblioteca da aula, formosos e variados, de histórias, contos, fábulas, lendas e poesias.

Em segundo lugar, o meu pai João, de quem sempre ganhava livros que me trazia de Lalim, Carvalhinho e Ourense, quando ia às feiras destes lugares. A minha mãe Rosa, pela sua parte, contava-me ao lado da máquina de costurar, formosos contos e recitava-me ditados populares e poemas. Em terceiro lugar, a minha esposa Ana, extraordinária professora de língua e literatura castelhana no Instituto do Couto, recentemente reformada. Grande amante da leitura, tem lido infinidade de livros e teve o detalhe de me presentear no ano 1966, sendo ainda noivos, os livros primeiros de Tagore. Também obras de Juan Ramón Jiménez, Machado, Gabriela Mistral, Neruda, Lorca, Saroyan, Galeano, Lajos Zilahy, Steinbeck, Pearl S. Buck e o finês Sillanpäa.

Porque eu muito gostei delas no seu dia, e ainda hoje, recomendo-lhes aos meus leitores leiam as obras dos autores antes citados, e de Tagore as novelas Gora e O Naufrágio e os seus contos. Ademais do livro de poemas O Jardineiro e o de aforismos Pássaros perdidos. Entre os galegos A Esmorga e La catedral y el niño de Branco Amor, Memórias de um neno labrego de Neira Vilas, Sempre em Galiza de Castelao, Vida, paixão e morte de Alexandre Bóveda e os poemas de Celso Emílio e Manuel Maria. Dos modernos recomendo eu Manuel Ribas, Guisão, Ferrim e Caneiro. Entre os lusófonos Torga, Pessoa, Eça, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Drummond de Andrade e Cecília Meireles.


 

(*) Didata e Pedagogo Tagoreano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.