1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

101013 gzGaliza - Diário Liberdade - [Joám Evans Pim] Para o Partido da Terra, e muito especialmente para aquelas de nós que partilhamos militância também em Véspera de Nada, é uma imensa satisfação que o projeto de “Guia para o descenso energético” em breve se torne realidade com o apoio de mais de um cento de mecenas (tu também podes colaborar até 27 de outubro desde esta ligação: http://galiza.pospetroleo.com/). Temos a certeza de a sua publicação e espalhamento se hão converter num fito do jeito em que pensamos Galiza e o seu futuro.


A ativista e pioneira nos estudos de prospectiva Elise Boulding insistiu em que é impossível trabalhar para um objetivo que não podemos imaginar, pois é a visão do futuro o que fundamenta a ação do presente. Esta "Guia" oferece não apenas motivos, ideias e conselhos para uma mudança integral de paradigma, mas também uma visão relativamente esperançosa do que poderia ser uma Galiza sem petróleo. Uma visão para a qual podemos começar a trabalhar desde já.

Para algumas pessoas, um futuro sem uma profusão de fugazes aparelhos digitais, sem bolachas embaladas em plástico e feitas com cereal do outro lado do mundo, sem um estado omnímodo que tome conta de todos e cada um dos aspectos das nossas vidas, pode ser uma visão do apocalipse. Da leitura e estudo desta obra desprende-se a visão de que um futuro assim não precisa ser nefasto, mais bem todo o contrário, se desde hoje tomamos as medidas certas para nos adatar e preparar.

Esta "Guia" é um manual de bricolagem para reparar um tecido social ruinoso, começando polas nossas mentes e polos nossos corpos, polas nossas famílias e comunidades. Mesmo para quem negue a iminência do pico do petróleo e considere factível sustentar um crescimento e produção infinitos, a "Guia" oferece a perspectiva dum outro modo de vida possível, imemorial, mas esquecido, polo que ainda podemos optar enquanto a opção não se tornar necessidade.

A nossa espécie, durante mais de 99% da sua existência, viveu neste planeta sem petróleo, sem plástico, com as mãos custódias sobre a terra. Durante a maior parte deste período (mais de 90%) não conhecemos o Estado nem a guerra e as estruturas sociais foram igualitárias, não-hierárquicas, solidárias e harmoniosas com a natureza. Estas são as condições ideais para um mundo novo, sem petróleo. Esta "Guia" supõe um primeiro passo no longo caminho que permitiria, de querermos, que esta terra volte a ser um lugar onde isto seja mais uma vez possível.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.