1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020714 locomotiva-b36fdbGaliza - PGL - [Ernesto Vasques Souza] Há 9 meses que solicito um scâner; para no meu trabalho encaminhar por e-mail a outro serviço notas de entrega e faturas reclamadas. O anterior escangalhou-se, antes de eu chegar. E o mesmo caminho leva a impressora. O computador da minha colega, no escritório acarão, está nas últimas.


Provavelmente mandem a minha companheira para outra parte. Pergunto-me quem fará o seu trabalho. Talvez em realidade não seja importante o que faz e deixe de se fazer.

A cousa pública vai mais uma vez pela posta, à carreira. E cada vez é mais atacunhante a burocracia e a justificação plasmada em relatórios e estatísticas que exigem. O autoritarismo em formas e modos é também crescente. Mais, segundo sobes nas linhas de mando. Também aumenta o consumo em gasto no telefone.

A isto junta-se a descoordenação, a ausência de planificação, a obsessão pelos gastos de patacão e a mania de fazer austeridade e oração como quem faz jejum na Quaresma. Mas a ineficácia mais encarece. Não há orçamento, como não vai havendo nos hospitais, nas escolas públicas nas que cada vez mais assoma o verde.

Acho que desde o acidente de Angrois, ando com a presente sensação do efémero. Sete meses seguidos apanhando esse comboio duas vezes por semana. Um nesse trajeto e horário de atraso recuperável. Mas não esse dia. Fiquei com a ideia de ter muito jogado roleta russa. Mas foi apenas que alguém decidiu que não havia que fazer mais gasto.

- Não há orçamento para o scâner – comunicam-me outra vez, por explicar, nervosos. – Como não sou de reis, vou ter de pedir o Apalpador – respondo eu, mais uma vez, por ir consolidando a golpe de fria retranca a terrível figura pangalaica. E peço, sorrindo, um pouco amargo, um lápis e uns quantos envelopes. – Ainda bem que não é algum dispositivo ERTMS que preciso…


Ernesto V. Souza (Corunha, 1970). Formado como filólogo, especializou-se e publicou algum trabalho sobre história, contexto político e cultural do livro galego das primeiras décadas do século XX. Em 2005 começou a colaborar com o PGL e a vincular-se ao reintegracionismo. Colabora também no Novas da Galiza, é sócio da Associaçom Galega da Língua e membro da Academia Galega da Língua Portuguesa. Trabalha, como bibliotecário na Universidade de Valhadolid (Espanha).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.