Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

livrosaomiguelBrasil - FTS - Com o objetivo de estimular e democratizar o acesso à leitura e, ainda, aproximar o público dos livros, a Fundação Tide Setubal realiza, nos dias 6,7 e 8 de novembro, a 5ª. Edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel [SP]. O evento acontece das 9h às 21h, em diferentes pontos do bairro.


Logo no dia 6 de novembro, as árvores do bairro amanhecerão com livros pendurados como frutos literários, que podem ser “colhidos” pela própria comunidade. Os livros foram arrecadados em campanha no mês de agosto em diferentes pontos da cidade.

A programação, elaborada em conjunto com as escolas públicas da região, coletivos culturais, instituições locais e universidades, traz uma série de atividades gratuitas para todas as idades. São intervenções artísticas, contações de história, serenatas, saraus, peças de teatro, conversas com autores, cortejos literários, oficinas de criação, mediações de leitura, ônibus biblioteca, programas de rádio de rua, apresentações de dança. Praças, ruas, calçadão, mercado municipal, ônibus, clubes formam o mapa do evento, com 31 pontos do bairro, que apresentam ampla programação.

Haverá ainda feira de troca, e venda de livros, na Praça Morumbizinho, com descontos de até 50% das publicações das editoras Martins Fontes, DSOP, Biqueira Literária, Catavento, Ativa, Reformatório,Companhia das Letras –, Publifolha, Global Editora, Martin Claret, Duna Dueto, Cortez, Lettrar, Publifolha, Conrade Brinque-Book.

Para Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal, a cada ano o número de participantes, sejam parceiros ou moradores, cresce. “Há um envolvimento muito grande na criação dessa festa. Este anotemos 17 escolas da região trazendo para o espaço público as produções de seus alunos. A literatura está sendo utilizada para dialogar com os jovens e transformar espaços”, explica o coordenador.

Destaques

Entre os destaques estão as rodas de conversa com autores. As escritoras Clara Averbuck e Marcia Tiburi participarão da mesa “O lugar da mulher na Literatura” que será mediada por Laura Folgueira, da organização Casa da Lua. Mário Prata e Ivan Martins debatem as crônicas, como leitura do cotidiano, em encontro mediado por Raquel Cozer. As duas mesas acontecem, nos dias 6 e 7, a partir das 19h30, no Auditório D, da Universidade Cruzeiro do Sul, Unidade São Miguel.

O Festival também prestará uma homenagem especial para a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de despejo: Diário de uma favelada. No livro, Carolina dá voz aos excluídos, escrevendo como a pobreza e o desespero podem levar as pessoas boas a trair seus princípios simplesmente para conseguir comida para si e sua família. O bate papo é com Ecio Salles e Elizandra Souza e abordará a trajetória de Carolina e também a literatura produzida sobre direitos humanos. Haverá também esquetes sobre o livro de Carolina em diferentes pontos do bairro.

Outro destaque da programação é o grupo Street College, da Organização alemã Gangway  que vem de Berlim e participará de oficinas de Word Spoken, que significa “palavra falada”. Eles integrarão as batalhas de frestyle, durante os saraus, do dia 6 de novembro.

Para encerrar a festa, a Banda Aláfia se apresenta no Anfiteatro da Praça Morumbizinho, no sábado, às 19 horas. Composta por baixo elétrico, bateria, percussão, metais, guitarra, violões e voz, Aláfia busca a atenta, espontânea e progressiva ocupação de uma sonoridade que se identifique com o atemporal. O revezamento entre batidas silenciosas e grooves efusivos, spokenword e arranjos elaborados constantemente ao longo dos ensaios e shows faz com que a banda crie-se e renove-se a cada canção. Batuque de umbigada, ensaio de escola de samba, jongo e baile black podem ser referência. Aláfia pretende manter a ideia principal do processo de criação: a junção do hip-hop com música tradicional, a imagem e a presença do MC, os vocais à frente e a constante inspiração no jazz. 

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL

Quando: 6,7 e 8 de novembro, das 9h às 21h

Locais: mais de 231 pontos de São Miguel Paulista e arredores

Programação completa:

www.fundacaotidesetubal.org.br/festival2014

Entrada: gratuita e aberta para todos os públicos


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.