Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

2015 04 24 17.02.51Brasil - Causa Operária - Novo modelo de policiamento, o Koban, irá colocar policiais militares da mesma faixa etária dos estudantes para facilitar infiltração nos movimentos políticos dentro do campus.


Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foto: Diário Liberdade

A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo irão adotar um modelo japonês na Cidade Universitária, conhecido por “Koban”. De acordo com o novo sistema de policiamento os policiais que vão atuar nos campi da USP terão a mesma faixa etária que os estudantes: entre 17 e 25 anos.

Além disso, segundo o secretário Alexandre de Moraes, os policiais que atuarem no campus terão treinamento específico para lidar com a comunidade universitária e serão voluntários, ou seja, apenas os que se propuserem a trabalhar na universidade serão deslocados para lá.

Moraes, afirmou, também, que os policiais cuidarão da segurança da comunidade acadêmica. E ações como de desocupação de reitoria, por exemplo, serão de responsabilidade de outras unidades policiais, principalmente a Tropa de Choque.

Os estudantes da USP, no entanto, já passaram da idade de acreditar em contos de fadas. Por mais que o secretário de segurança e a reitoria de Marco Zago ofendam a inteligência da maioria das pessoas é evidente o que está posto nessa medida: infiltrar policiais jovens nos movimentos políticos dentro do campus, principalmente o estudantil.

Colocar um policial que tenha a mesma idade de um estudante e fazer dele “amigo da moçada” o transforma em um elemento que terá maior facilidade em ficar á paisana entre os estudantes. Esse é o melhor método para que eles possam acompanhar as assembleias, as reuniões dos Centros Acadêmicos (CAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) sem que sejam identificados.

Outro mito é dizer que sua atuação será “comunitária”. Uma vez infiltrados dentro do movimento poderão fazer o papel investigativo para saberem suas ações e deliberações. É um delírio acreditar que um policial não irá agir contra estudantes que decidam entrar em greve, fazer um piquete ou ocupar a reitoria. O fato de serem policiais “voluntários” não faz deles menos truculentos, tampouco que não respondem politicamente aos interesses do PSDB em São Paulo.

A política da reitoria e do PSDB é retomar a supervisão e coordenar as atividades de informações e contrainformações dentro do movimento. O modelo Koban, nesse sentido, é uma caricatura do Serviço Nacional de Informações (SNI) da época da ditadura que consistia em infiltrar agentes nos diversos movimentos e até contar com agentes civis não remunerados, que agem de forma voluntária, para recolher informações dos estudantes.

Essa prática, por mais vil que seja, é corriqueira nos meios policiais. O objetivo final é a privatização da USP, que já está em pleno andamento. Do ano passado para esse foram inúmeros os ataques à universidade: corte de bolsas, fechamento de bandejões, demissão de funcionários, fechamento de espaços estudantis e desvinculação de hospitais universitários.

Os ataques agora irão prosseguir, mas não há como fazer isso sem uma brutal repressão em cima do movimento que pode barra-los, sem que se cale o setor mais revolucionário e combativo dento da universidade: os estudantes.

O projeto ainda não foi aprovado, mas já houve algumas reuniões entre algumas instâncias da USP e a Secretaria de Segurança Pública, por isso é preciso armar o movimento e montar uma intensa campanha em toda USP contra o aumento da repressão e a espionagem política dos articuladores da privatização do ensino público no país, exigindo a imediata saída da PM do campus.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.