Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

crimesBrasil - Diário Liberdade - Foi criada nesta sexta-feira (20), em São Paulo, a Comissão da Verdade da Democracia "Mães de Maio", instalada em sessão da Comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).


Com o intuito de investigar os crimes cometidos pelo Estado no período da democracia burguesa, desde 1985, como chacinas e execuções extrajudiciais - especialmente os crimes contra negros e negras e a população pobre da periferia, como os "Crimes de Maio" de 2006 na região metropolitana de São Paulo e em Santos, quando 493 civis (1300 nas estimativas do movimento Mães de Maio) foram assassinados por grupos paramilitares em resposta aos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) -, a comissão pretende demonstrar as heranças que a Ditadura Militar deixou, como a militarização da polícia e a precariedade do sistema carcerário.

A intenção principal é denunciar as injustiças e a violência do Estado para que se acabe com a impunidade das forças de repressão, e pretende se tornar uma organização nacional. Encabeçada pelo movimento Mães de Maio, a comissão tem o apoio de diversos movimentos sociais e das Comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos do Ministério da Justiça (MJ).

A Comissão da Verdade da Democracia deve iniciar as audiências com os familiares das vítimas do Estado a princípios de março e, com o apoio de analistas da Comissão de Anistia, está prevista a execução de uma pesquisa com o fim de identificar as causas da violência policial e sua herança da ditadura, além da investigação de valas clandestinas utilizadas pela polícia e ações de ocultamento de cadáveres praticadas pelo Estado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.