Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

copa-fifaBrasil - Agência Pulsar - A partir de 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) prevê a atuação de gandulas mirins nos jogos da Copa do Mundo. Crianças acima de 12 anos atuarão nos 64 jogos do Mundial.


Foto: Com idade entre 13 e 16 anos, gandulas passam por treinamento para trabalhar nos jogos em Pernambuco.

Para o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, trata-se de retrocesso social, que contraria o Decreto nº 6481, de 12 de junho de 2008, por meio do qual o governo brasileiro ratificou artigos da Convenção 182 da Organização Internacional de Trabalho (OIT), que tratam do veto a diferentes formas de trabalho infantil.

O artigo 3º da convenção desaprova a contratação de crianças para "trabalhos que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que são executados, são suscetíveis de prejudicar a saúde, a segurança e a moral da criança". E o artigo 4º: "Os tipos de trabalho a que se refere o artigo 3º serão definidos pela legislação nacional ou pela autoridade competente, após consulta com as organizações de empregadores e de trabalhadores interessadas, levando em consideração as normas internacionais pertinentes, particularmente as Recomendações sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil".

A atividade de gandula está presente na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os riscos que a atividade oferece a crianças e adolescentes vêm sendo discutidos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e entidades regionais que organizam o futebol brasileiro desde 2004. Desde então é recomendada a idade mínima de 18 anos para o exercício da função. Para o próximo dia 10 de junho, o fórum planeja o lançamento da campanha Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil. 

Com informações da Rede Brasil Atual.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.