Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

uspBrasil - PCO - Organizações de esquerda reprimem black blocs em manifestação de apoio aos professores


Nessa terça-feira, 15, estudantes da USP e professores estaduais convocaram uma manifestação de apoio aos professores em greve do Rio de Janeiro, que têm sido brutalmente reprimidos pela polícia.

Na manifestação, o DCE da USP, dirigido por PSOL e PSTU, não queria a presença dos black blocs, motivo pelo qual a passeata ficou paralisada por muito tempo.

A atitude do DCE foi entusiasticamente apoiada pela imprensa capitalista. Durante o percurso, os repórteres da Globo News, por exemplo, fizeram questão de ressaltar que as direções dos estudantes (que eles tratavam também como sendo os estudantes em geral), não queriam a presença dos black blocs, pois desejavam fazer uma manifestação "pacífica" e "sem vandalismo".

Quando a marcha passou em frente a uma concessionária cujas vitrines foram quebradas, o repórter lamentou ter que mostrar a "depredação", mas justificou como sendo da função jornalística.

Era evidente que para a rede Globo, assim como para outros órgãos da imprensa capitalista, a manifestação do DCE é legítima, assim como a inofensiva reivindicação de "diretas para reitor".

O alvo da imprensa e do governo não é o DCE com sua reivindicação morna e métodos de luta tradicionais; mas sim os jovens que aderiram à tática black bloc. Isso por várias razões. Uma delas é que aquilo que os black blocs introduziram como uma rotina nas manifestações é um método comum de toda a juventude trabalhadora. Quantas vezes não vimos a população nas periferias enfrentando a polícia, queimando ônibus ou destruindo trens?

Para a burguesia, os black blocs são um mau exemplo que pode contaminar a juventude proletária e até mesmo a classe operária como tal, fazendo a situação já delicada escapar totalmente de controle.

Não à toa a imprensa burguesa tem se dedicado a difamar os jovens black bloc. Justificam a perseguição policial contra eles e procuram identificar seu protesto com crimes comuns, bem como tirar o caráter político da sua ação, chamando-os sempre de vândalos e baderneiros.

Nessa tarefa, a imprensa, a serviço da burguesia e do governo, tem aliados fundamentais: o PSTU e o PSOL.

O primeiro já divulgou ao menos duas declarações condenando os jovens. Na última, o presidente do PSTU, Zé Maria de Almeida, diz logo na chamada: "chega de Black Blocs!"

Segundo Zé Maria, eles se aproveitam das manifestações e facilitam a repressão. Essa declaração é um verdadeiro convite à repressão. Em um momento em que o aparato repressivo do estado e toda sua máquina de propaganda estão voltados a esmagar os black blocs, essa declaração equivale a abandonar os jovens que estão sendo perseguidos e, pior, sinalizar à polícia que eles estão sozinhos e isolados, que ninguém irá opor resistência ou lugar contra a repressão a eles.

O que essas organizações fizeram nessa passeata de terça-feira, procurando expulsar os black blocs, repudiando abertamente suas ações, é também fazer coro com a imprensa capitalista que diz que eles são infiltrados nas manifestações.

Dessa maneira, PSOL e PSTU agiram como policiais dentro do movimento estudantil, se adiantando à repressão e à censura da polícia.

A polícia não precisa de motivos para reprimir, como vimos claramente no dia 13 de junho. Os Black Blocs não são agressores são as vítimas e nosso inimigo é o estado capitalista, não quem luta contra ele.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.