Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

psdbBrasil - Causa Operária - As empresas listadas na Operação Lava Jato doaram 81,5 milhões de reais ao PSDB.


Isto com base nas declarações de campanha do partido junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As doações de R$ 81,5 milhões ocorreram nas eleições de 2010 e 2014 e vieram das empresas Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Camargo Correa, OAS, Galvão Engenharia, UTC, Odebrecht e Setel.

De acordo com denúncia do delator, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o PSDB, através do seu presidente na época, o falecido senador por Pernambuco, Sergio Guerra, exigiu um total de R$ 10 milhões como propina para sabotar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria a Petrobras em 2010. Um dos focos da CPI abortada "era a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, sob investigação do TCU. Nenhum dos empreiteiros que participaram das obras foi ouvido na comissão".

Sobre esse dinheiro a afirmação é a mesma feita pelos delatores que afirmam que o PT recebeu dinheiro milhões de reais: "desconhecem detalhes de como o dinheiro foi pago" se legal, ou ilegalmente.

Além de Sérgio Guerra, já foram citados na Lava Jato, o deputado federal José Aníbal (SP), Antônio Anastasia (MG), Aécio Neves

O pedido de investigação contra Aécio Neves, por exemplo, no entanto, foi rejeitara pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por considerar insuficiente as informações fornecidas pelo doleiro delator do caso, Alberto Youssef.

Segundo Aécio Neves, o governo teria atuado para que seu nome fosse relacionado na lista da Lava Jato. A mesma acusação foi feita por Eduardo Cunha e Renan Calheiros do PMDB, que passaram de malas e bagagens para a oposição depois que seus nomes também apareceram na lista de Janot.

O fato é que todos esses partidos, incluindo o PT, operam através de caixa dois e esquemas de doações de empresas e grandes capitalistas. Esse financiamento é parte do funcionamento do capitalismo, e sua estrutura política.

As CPIs e investigações da Polícia Federal, nesse sentido, mais do que mudar a situação atual, serve para a manutenção do status quo, só que com uma aparência de maior lisura e honestidade.

Nesse sentido, a forma como a imprensa capitalista apresenta a operação dando amplo e quase exclusivo destaque para a participação do PT e do governo petista nos escândalos de corrupção, serve apenas à campanha da direita que a cada dia se torna mais acabadamente golpista e fascista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.