Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010613 privataria3jzBrasil - PCO - Há muito tempo denunciamos que a Petrobras não é mais estatal. Em 1997, o governo de Fernando Henrique Cardoso transformou a empresa em uma sociedade anônima. Hoje, 70% do seu capital é privado e comprado por grandes especuladores estrangeiros, que pressionam para garantir a lucratividade da empresa, em detrimento dos trabalhadores.


Tanto é assim que cerca de 80% da mão se obra da empresa foi terceirizada nesses 16 anos, o que equivale a mais de 250 mil funcionários.

Junto com a abertura do capital da empresa, FHC criou a ANP (Agência Nacional do Petróleo), para a qual foram repassadas 90% das reservas petrolíferas. Essas reservas seriam leiloadas, o que significou colocar quase todas as reservas de petróleo nas mãos do imperialismo.

Mas esse foi só o pontapé para a destruição de uma das principais estatais brasileiras. A subida do PT ao governo não significou a reversão desse quadro, mas pelo contrário, aprofundou-o.

As reservas que sobraram, 10% do território, possuem um petróleo de excelente qualidade, estimados na época em 300 bilhões de dólares, que eram de exploração exclusiva da Petrobras. 

Ainda em seu primeiro mandato, Lula promoveu os leilões desses blocos, chamados “blocos azuis”. Haroldo Lima (PCdoB), então diretor da ANP mudou as regras e entregou 30% dos blocos azuis para empresas estrangeiras.

Os leilões não pararam de acontecer. Nos dias 14 e 15 de maio foi realizada a 11ª rodada de leilão de petróleo, que entregou 289 blocos de 11 bacias sedimentares, de uma área equivalente ao estado do Ceará. 

Esses leilões por si equivalem a uma “desnacionalização” do petróleo, já que grande parte do petróleo brasileiro está sendo entregue a preço de banana diretamente para exploração de empresas estrangeiras. 

Mas o processo de privatização da Petrobras é muito mais profundo. A empresa já anunciou que pretende se desfazer de refinarias e até de campos de petróleo já licitados e adquiridos por ela. Além disso, abrirá mão de algusn terminais secos da Transpetro, que são os mais lucrativos do sistema, pois inteiramente automatizados. O pior de tudo é que o governo autorizou que se abrisse mão desses terminais para que, pasmem, depois a Petrobras tenha que pagar pelo seu uso.

Além disso, dirigentes da empresa têm procurado depreciar a mesma. José Carlos Cosenza, diretor de Abastecimento da Petrobras, divulgou ao Valor Econômico em fevereiro desse ano que a empresa terá déficit comercial até 2020. A declaração é um verdadeiro absurdo em se tratando de uma empresa que lida com uma das matérias mais valiosas do mundo atualmente. A declaração vai integralmente no sentido de justificar e forçar o desmonte, a venda e o ataque ainda maior aos trabalhadores da empresa.

A Petrobras está sendo desmontada e vendida de maneira sorrateira porque a maioria da população brasileira é totalmente contra a sua privatização, apesar do bombardeio incessante da imprensa capitalista em defesa da medida.

A política do PT para o petróleo brasileiro é vergonhosa e só serve aos interesses dos especuladores estrangeiros. É a maior entrega de patrimônio da história do País, sendo feita às costas da população trabalhadora.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.