Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

080713 eua espiao brBrasil - PCO - O Brasil no foco da espionagem. As agências de espionagem atuam em comum acordo e conluios.


Documentos entregues pelo ex funcionário da CIA e da NSA (Agência Nacional de Segurança), Edward Snowden, revelaram que o Brasil é um dos países mais espionados pelo imperialismo norte-americano. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, no dia 6 de julho, somente teria ficado atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de mensagens de e-mails e telefonemas espionados. Segundo Snowden, a espionagem que o imperialismo realiza contra o Brasil se encontra no mesmo nível que a realizada contra as principais potências regionais, a China, a Rússia, o Irã e o Paquistão.

Além do programa de computação Prisma, que permite que a NSA tenha acesso às informações provenientes das principais empresas norte-americanas, também existem programas que lhe permitem acessar informações de empresas de telecomunicações do mundo todo. Nos documentos comentados pelo jornal O Globo e o jornal britânico The Guardian, é mencionado o programa Fairview, que “seria operado [em terceirização] por uma grande empresa de telecomunicações dos EUA” que tem atuação global e acordos com empresas que atuam em diversos países, que seriam “acordos estratégicos” com mais de 80 “das principais corporações globais” dos setores de telecomunicações, provedores de Internet e infraestrutura de redes para “apoiar as missões”.

Apesar de certas formalidades jurídicas, o imperialismo impôs ao mundo as normas nazistas sob as quais a NSA pode solicitar os dados que quiser e espionar quem quiser. A autorização formal é emitida pela Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira, composta por 11 juízes que atuam em secreto.

A espionagem é realizada em conluio com os demais serviços de inteligência

Além da atuação em conjunto entre o NSA e os serviços de espionagem britânicos, o GCHQ (Quartel Geral de Comunicações), a operação conhecida como Cinco Olhos inclui também os governos do Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

O governo britânico, por exemplo, colocou como condição para emitir as licenças de cabos submarinos que, quando chegarem à Grã Bretanha, deverão fornecer duas conexões. Uma delas é direcionada para uma das centrais de inteligência que, além das bases localizadas na Inglaterra, conta com outras em Chipre e na Ilha de Ascenção, localizada no Atlântico Sul.

Os acordos entre as agências de espionagem das principais países é a norma. Na Alemanha, o jornal Der Spiegel publicou revelações escandalosas sobre a colaboração do governo alemão.

Conforme novas evidências têm vindo à tona, fica claro que a propaganda sobre a democracia não passa de uma farsa. O punhado de parasitas capitalistas que domina o mundo tem como razão de existir a busca pelos maiores lucros a qualquer custo, mesmo que para isso seja preciso botar fogo no planeta. Por meio do aparelho do estado burguês impôs sobre a esmagadora maioria da população mundial uma brutal ditadura que tem se acentuado conforme a crise capitalista tem se aprofundado e cada vez mais tem ficado sem alternativas ao neoliberalismo e a mais políticas truculentas.

A única saída para as massas trabalhadoras é organizar-se de maneira independente de todos os setores da burguesia e lutar pelas próprias reivindicações, o que implica na necessidade de colocar à ordem do dia a luta por um governo operário e camponês.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.