Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

senador-raBrasil - PSOL - Para Randolfe Rodrigues (foto), leilão das bacias de petróleo é uma ameaça à soberania energética do país e dilapida as riquezas nacionais.


Em pronunciamento feito nesta quarta-feira (08), no Senado Federal, o senador pelo PSOL do Amapá Randolfe Rodrigues criticou a 11ª rodada de leilão das bacias petrolíferas, que será realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Para o senador, com a iniciativa, "o governo brasileiro tentará implementar mais uma ação de lesa-pátria".

Nessa 11ª rodada, a ANP leiloará 289 blocos exploratórios, sendo 123 em terra e 166 no mar. As áreas escolhidas estão distribuídas em 11 bacias sedimentares (localizadas nas regiões Norte e Nordeste, além do Estado do Espírito Santo). Randolfe destaque, no entanto, que o Lote 01, de uma área denominada de Foz do Amazonas, está localizado no Amapá, Estado de Randolfe. "Certamente, a exploração destas reservas provocará variados impactos econômicos e sociais na nossa região, especialmente nas cidades de Oiapoque, Calçoene e Amapá e, com certeza, na capital de nosso estado", avalia o senador. "Precisamos discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais que tal extração provocará", considerou.

O senador afirma que já solicitou audiência com a presidência da ANP para tratar do assunto e que convidará para a reunião os prefeitos de Oiapoque, Calçoene, Amapá e Macapá, além do Ministério Público e o governador do estado do Amapá. Nesta audiência, Randolfe pretende discutir todos os impactos e medidas para que a extração do petróleo na costa Amazônica traga desenvolvimento sustentável para a região.

"Lutarei incansavelmente para que a exploração da Bacia da Foz do Amazonas não seja feita no mesmo formato anterior, e para que esta exploração traga benefícios duradouros para nossas cidades, para a economia local, para a geração de emprego e renda e para os serviços públicos de saúde e educação e que não se degrade o meio-ambiente", enfatizou Randolfe.

Leia o pronunciamento na íntegra no blog do senador aqui.

Randolfe Rodrigues é senador do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade - pelo estado do Amapá, região norte do Brasil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.