Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

McGardenBrasil - Brasil de Fato - [José Francisco Neto] Conhecido por fazer funk politizado, Mc Garden (foto) lança a música 'Gol do Adversário'; Ao Brasil de Fato, o MC criticou parte do povo brasileiro "que se sente orgulhoso de ser rotulado como o país do futebol".


As manifestações contrárias à realização da Copa do Mundo no Brasil não estão somente nas ruas. Alguns artistas já expressaram por meio de suas músicas a insatisfação com o megaevento. O cantor BNegão, por exemplo, lançou uma canção de protesto junto com o grupo britânico Pop Will Eat Itself, fazendo uma crítica direta à Fifa, entidade organizadora da Copa. Agora é a vez do funkeiro Lucas Rocha, o MC Garden, da zona sul de São Paulo. Nesta quinta-feira (12), dia da abertura do Mundial, ele lançou a música 'Gol do Adversário', que já ultrapassa 20 mil visualizações no Youtube.

Ao Brasil de Fato, Garden faz uma crítica à 'memória curta do povo brasileiro' e diz que a música já estava pronta, mas preferiu aguardar o início da Copa para fazer o lançamento.

"A intenção é cutucar o povo. Mostrar que a culpa não é só das autoridades. O povo, além de ter a memória curta, se sente orgulhoso de ser rotulado como o país do futebol", explica.

Com várias críticas ao país, a música de Garden também relembra as mortes de operários em obras, o aumento da prostituição e que a povo - o tal Gigante - que acordou durante as manifestações de junho passado, saiu da jogada em 2014.

"Operário morre por nada/Construindo arquibancada/Que nem o seu próprio filho vai poder sentar /A sua grana foi usada/Nas obras dessa parada/Mais se quiser assistir tu vai ter que pagar/E o que volta lá pra sua casa/Depois de ter feito o que quis o Brasil/Mais uma infância foi assassinada/Com ele a prostituição infantil/A euforia defende o povo/Que ta sem memória e acha legal (...) Com o gigante fora da jogada/O time do sistema marcou mais um gol", diz trecho da letra.

Imagens do clipe destacam ainda a violência policial contra manifestantes nos protestos de rua. Também como forma de protesto, Garden aparece no vídeo clipe com a camisa da seleção brasileira, mas com o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) borrado.

Ao abordar na música os gastos excessivos com a realização da Copa, Garden explica que o legado positivo que o megaevento deixará será somente para as grandes empresas.

"Na minha opinião, nada de positivo. Não para nós, trabalhadores, mas para as grandes empresas com certeza vai deixar muita coisa boa, mas pra gente, nada."

Com letras politizadas que destacam os mais variados problemas do país, Garden classifica seu funk como de protesto, e revela que muita gente passou a aceitar o estilo musical que se tornou alvo de críticas por setores da sociedade.

"Em cada comentário que a gente vê, o pessoal fala que minha música abriu a mente. Sinto pela recepção do público a aceitação. Muita gente falava que odiava o funk, mas que gosta das minhas letras porque falam a verdade e que a música tem conteúdo", esclarece.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.