Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

221112 cheBrasil - PCO - A atividade marca o aniversário de 45 anos do assassinato do revolucionário argentino que foi uma das principais lideranças da Revolução Cubana e, por sua vida dedicada à revolução, se tornou o símbolo maior da luta revolucionária no continente


No próximo sábado, dia 24, o Partido da Causa Operária realizará uma atividade em memória dos 45 anos do assassinato do revolucionário Che Guevara.

A palestra-debate, Che, a Revolução Cubana e a esquerda latino-americana, que será o centro da atividade, será apresentada pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO e editor do jornal Causa Operária.

Nela será debatido tanto a importância e a grandeza de Che Guevara como militante revolucionário, quanto as limitações de sua teoria sobre a revolução.

Será discutida também a enorme significação que a Revolução Cubana de 1959 tem para todo o movimento revolucionário latino-americano, já que foi ela o primeiro grito da revolução socialista no continente.

A Revolução Cubana, à qual Che se ligou em 1954, no México, quando conheceu os membros do M26, foi o primeiro sintoma importante da desagregação da dominação imperialista na América Latina, prenunciando a enorme crise política das décadas de 1960 e 1970 que levaria o imperialismo a recorrer às violentas ditaduras militares para controlar a situação. Em Cuba, a revolução foi vitoriosa justamente contra uma dessas ditaduras, e uma das mais sanguinárias que o continente já viu, comandadas por Fulgêncio Batista, após o golpe militar de 1952 apoiado diretamente pelo governo norte-americano.

Uma tarefa importante desse debate também é desfazer a campanha de calúnias criadas pela direita imperialista contra a Revolução Cubana e contra Che Guevara. Buscando desfazer a grande popularidade que o revolucionário adquiriu nas últimas décadas, Che foi transformado pela direita no "carniceiro de La Cabaña", transformando execuções políticas de torturadores e ex-membros da ditadura Batista que aconteceram durante a revolução em "assassinatos de inocentes", atribuídos ao revolucionário argentino. Tudo no final das contas não passa de uma grande manipulação do imperialismo para desacreditar a luta revolucionária em geral. Esse e outros temas serão discutidos em detalhes na palestra.

A palestra ocorrerá das 10h30 às 13hs. Às 15hs, ocorrerá uma palestra-debate em comemoração ao dia 20 de novembro, Dia de Luta do Povo Negro.

O evento ocorrerá na Associação Japonesa Tottori, na rua Dona Cesária Fagundes, 323 (Próximo ao Metrô Saúde).

A palestra-debate Che, a Revolução Cubana e a esquerda latino-americana também será realizada em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), no dia 1º de dezembro, e no Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de dezembro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.