Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

310312_chirico16Brasil - PCO - O pintor grego, um dos grandes nomes da pintura moderna, concebeu uma obra original que antecipou ideias e técnicas que seriam desenvolvidas mais tarde pelo movimento surrealista.


As enigmáticas paisagens oníricas do italiano Giorgio de Chirico, que tanto inspiraram os surrealistas franceses, estão agora expostas no Museu de Arte de São Paulo. As obras pertencem todas à Fondazione Giorgio e Isa de Chirico, sediada em Roma, a mais importante instituição detentora dos trabalhos do artista.

A mostra itinerante já foi exposta em Porto Alegre e, encerrando a temporada em São Paulo, seguirá para Belo Horizonte.

A exposição apresenta 45 pinturas, 11 esculturas e 66 fotografias do artista italiano, produzidas no final de sua vida, ao longo das décadas de 1960 e 70. Essa fase final, chamada por ele neometafísica, representou um retorno de De Chirico à inspiração que caracterizou o período mais importante de sua produção no início do século XX.

São trabalhos muito singulares, que se caracterizam pela repetição, em incontáveis variações, de um determinado tema. O sentido de tal produção "minimalista" era evocar uma determinada atmosfera subjetiva, que perseguiu, inspirou e assombrou De Chirico ao longo de toda a vida.

Nas pinturas do artista, alguns elementos são bastante recorrentes, como a arquitetura, a escultura clássica, o manequim, o por do sol, a imobilidade, elementos através dos quais De Chirico explorava estados emocionais como o silêncio ou a solidão. A recusa em retratar a realidade exterior visível, contraposta por uma busca pela expressão de estados subjetivos insólitos, constituía a base da técnica que o artista chamaria de pintura metafísica, ou seja, uma pintura abstrata em seu conteúdo.

A fase metafísica da obra de De Chirico desenvolveu-se até 1917, depois disso, ele retrocedeu para técnicas mais convencionais. A pintura metafísica constituiu o período mais importante de sua atividade, e foi ela precisamente que provocou uma profunda admiração em poetas e pintores como André Breton, Paul Éluard, Benjamin Péret ou Max Ernst, os futuros fundadores do grupo surrealista. Mas a pintura de Giorgio de Chirico não era apenas apreciada por eles, mais do que isso, foi uma das grandes inspirações do surrealismo, uma obra que apresentava exatamente os elementos misteriosos e fantásticos que constituíam os estímulos fundamentais à imaginação que tanto perseguiam os surrealistas.

Nesse sentido, a pintura de De Chirico coloca-se como uma precursora isolada do surrealismo, antecipando técnicas e conceitos que se tornariam uma das grandes correntes da pintura moderna, e daí o seu grande valor.

A exposição De Chirico, o sentimento da arquitetura, permanecerá em cartaz no MASP até o dia 20 de maio.

Breve retrato do artista

Giorgio de Chirico nasceu em 1888, na Grécia. Na adolescência ele estudou no Japão e na Alemanha, até se estabelecer no Haiti, onde travou amizade com o poeta Guillaume Apollinaire. Morando na Itália, a partir de 1910 ele desenvolve obras totalmente marginais ao movimento futurista, em um estilo sui generis, caracterizado por seus temas desvinculados da realidade exterior. Foi apenas em 1917 que o pintor, junto ao ex-futurista Carlo Carrá, funda a pintura metafísica. De Chirico desenvolveria esse estilo até o início da década de 1920, quando, para o espanto de todos, ele passa a pintar em um estilo acadêmico, fase que tomaria os 30 anos seguintes da vida de sua vida. É apenas na década de 1960 que o artista abandona esse caminho e volta-se para uma pintura muito similar à que produziu entre 1910 e 20, pintura a que chamou de neometafísica.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.